OOH - Out of Home: o que é e porque deves incluí-la na tua estratégia de comunicação

Pode dizer-se que as campanhas Out of Home são conjuntos de mensagens e ações publicitárias que alcançam o teu público fora de casa. Descobre mais sobre este tipo de campanhas e as possibilidades que a LCPA te oferece nesta área, neste artigo.

Se tens a sensação de que a publicidade outdoor é coisa do passado e que a presença no digital é suficiente na divulgação da tua marca, estás apenas parcialmente correto.

 

Os formatos outdoor tradicionais, conhecidos por todos nós como outdoors, mupis, maxi mupis, empenas, monopostes, entre outros, são realmente muito antigos e ajudam-nos a perceber o que é o Out of Home. Na verdade, estes ainda têm muito potencial e vão continuar a ser indispensáveis para o sucesso na divulgação das marcas.

O que é a publicidade Out of Home?

​Um dos principais objetivos deste tipo de publicidade é alcançar público durante os seus trajetos diários pelas cidades, espaços públicos, shoppings, etc. Podemos, assim, de uma forma resumida, dizer que a publicidade OOH é um conjunto de mensagens capazes de conquistar o consumidor fora da sua casa.

Quais as vantagens do OOH?

Ao longo dos tempos, a publicidade outdoor tem vindo a aumentar a sua popularidade e os seus resultados, pois as pessoas têm vindo a passar cada vez mais tempo fora das suas casas. Assim, quais as grandes vantagens de utilizar meios OOH para a divulgação da tua marca?

 

1.º – Excelente custo-benefício: Apesar deste tipo de meio nem sempre apresentar um custo simpático, segundo os dados da revista Forbes, o retorno para cada euro investido em OOH ronda os 5,97€, em receita.

 

2.º – O poder do impacto: Atualmente, o Marketing de Conteúdo, por ser uma solução engenhosa de atrair os consumidores da atualidade, é uma das principais estratégias adotadas pelas empresas, pois o consumidor moderno gosta de desfrutar da liberdade de consumir os conteúdos quando bem lhe apetece e onde quiser. Porém, com todos os bloqueadores de anúncios que as ferramentas digitais oferecem, a publicidade externa é uma excelente alternativa para as marcas manterem a sua presença no dia a dia das pessoas.

 

3.º – Alcance: Com a crescente afluência de pessoas aos grandes centros urbanos, e o próprio aumento das populações, as ruas têm cada vez mais presença humana. Assim, as campanhas OOH continuam a ter um excelente alcance e a atingir um número elevado de pessoas. 

 

4.º – Eficiente na divulgação em massa e segmentada: Na nossa opinião, a publicidade OOH continua a ser uma estratégia eficiente, tanto para marcas mais pequenas como para marcas grandes, que necessitam de atingir mais pessoas para divulgar os seus produtos e/ou serviços.

 

Apesar de as campanhas estarem presentes na rua e terem uma ampla exposição, estas podem ser desenvolvidas para chamar a atenção de um grupo específico de pessoas.

Quais os principais formatos de publicidade OOH?

Os Outdoors são, sem dúvida, um dos formatos mais conhecidos, mas existem outros formatos. Vamos apresentá-los já a seguir!
​outdoors, mupis ,maximupis, empenas, táxis, autocarros, ecrãs leds, mupis digitais, monopostes , landingpages

Quais as métricas utilizadas e como medi-las?

Uma das grandes questões das marcas que investem neste tipo de publicidade é a medição do retorno do investimento. Este é sempre um dos maiores desafios para os gestores de marketing! Felizmente, as novas tecnologias já nos permitem alcançar resultados mais precisos.

 

Alcance
Atualmente, os municípios em geral já conseguem fornecer dados estatísticos sobre o fluxo de veículos e pessoas em determinadas ruas e regiões, o que permite utilizarmos essas informações para fazermos uma estimativa do alcance das campanhas.

 

No caso específico de Faro, mais concretamente na publicidade colocada nos autocarros urbanos, a empresa gestora da frota, tem acesso ao número de pessoas que utilizam os transportes diariamente, assim como ao número de horas de circulação de cada uma das viaturas, em cada um dos percursos que realiza, dados esses que também são utilizados para estimarmos o alcance das campanhas realizadas nesses suportes.

 

Tempo de permanência
Quanto maior o tempo de permanência da campanha nos meios, maior o alcance. Por esse motivo, nunca sugerimos campanhas com tempos inferiores a 3 meses, não só porque a probabilidade de eficácia da campanha aumenta, mas também pela compensação do custo/benefício. Ou seja, quanto mais tempo de permanência e volume de meios, melhores preços, melhor o custo/benefício.

 

Cobertura geográfica
A partir de alguns dados estatísticos, as marcas também conseguem perceber quais os melhores locais para aquisição de meios OOH. Geralmente, a maior procura concentra-se nos grandes centros urbanos, mas, por vezes, é necessário expandir as campanhas para uma cobertura regional ou nacional.

Marketing local com meios OOH é interessante para os nossos cliente?

Sim! Apesar de o conceito de publicidade OOH estar relacionado a campanhas para grandes massas, com a estratégia adequada, é uma excelente opção para complementar campanhas nos meios digitais como redes sociais, display marketing, entre outros. Com uma boa comunicação, uniformizada, apelativa e de forte impacto, os resultados serão certamente positivos e irão certamente potenciar a comercialização dos produtos e/ou serviços dos clientes que procuram este tipo de soluções integradas, junto da nossa agência.

 

Logicamente com a evolução dos tempos, atualmente o maior destaque vai para o DOOH – ou Digital Out of Home – uma variação do OOH, onde são utilizados meios digitais como monitores digitais para exibição de anúncios. Segundo a Global Digital Out of Home Market, até ao ano de 2022, esse tipo de publicidade deve ultrapassar os 26,2 biliões de dólares de investimento.

 

Com isto, não fiques a pensar que este tipo de espaço publicitário só pertence às grandes marcas e que marcas locais e/ou mais pequenas não conseguem alcançar este tipo de meios. Isto não é verdade! Existem inúmeras soluções para todo o tipo de negócio, conhece-as na LCPAMEDIA.

 

O contexto em que nos encontramos é o momento perfeito para te aproximares dos teus potenciais clientes, apostando na proximidade e na empatia com os mesmos. 

Founder | COO