Há mais vida online para além das redes sociais

“A minha empresa não precisa de um website, já está nas redes sociais”. É muito comum ouvirmos afirmações como esta. Nada mais errado. Lê este artigo e percebe porquê que é importante os negócios marcarem presença em diferentes canais digitais. 

Além das redes sociais, há realmente muitos canais disponíveis para comunicar um negócio ou uma marca: website, e-mail marketing, e-commerce, marketplace, podcasts, videocasts ou aplicações.

 

Neste artigo, vamos focar-nos nas vantagens do website e do e-mail marketing, dois canais indispensáveis para aumentares a notoriedade da tua marca, um fator essencial para a angariação de novos clientes e para a fidelização dos já existentes.  

Porquê ter um website? 

Credibilidade: a maioria dos clientes visita o website de uma empresa, antes de fazer uma compra. Se não tiveres um website, as pessoas podem questionar a legitimidade da tua empresa. Ter um website com boa aparência e que comunique claramente informações de qualidade ajuda a causar uma ótima primeira impressão e dar às pessoas o conforto de que o teu negócio é verdadeiro. Além disso, será um fator distintivo da concorrência. Ao estabeleceres claramente o que a tua empresa faz, como e quais os seus valores, as hipóteses de os clientes comprarem de ti e não de um dos teus concorrentes aumentam consideravelmente. 

 

Novos contactos, novas oportunidades de negócio: um website aumenta as tuas probabilidades de obter leads. Uma lead é alguém que fez o download de um documento no teu website, pediu um orçamento, experimentou um produto ou deixou o contacto em troca de uma oferta. Na prática, uma lead é um potencial consumidor que representa uma oportunidade de negócio, pois já demonstrou interesse na tua empresa ou negócio.

 

Aumento de tráfego orgânico: se tiveres um website otimizado para SEO, terás maior probabilidade de aparecer nos resultados de pesquisa do Google, quando as pessoas procuram um produto ou serviço. Isto permitirá aumentar drasticamente a tua carteira de clientes. Assim que as pessoas te encontrarem online, saberão como entrar em contacto contigo graças às informações constantes no website, o que te dará a oportunidade de aumentar as vendas. Quando os websites são usados ​​corretamente, o ROI (Retorno Sobre o Investimento) é sempre positivo.

 

Ganho de tempo: muitas empresas recebem telefonemas de clientes com perguntas simples sobre a localização e o horário de funcionamento. Quando ninguém atende essas chamadas ou não as devolve, o cliente fica insatisfeito. As chamadas também podem desviar as atenções da equipa do que é importante para o negócio. Um website pode reduzir essas chamadas e aumentar a produtividade interna. Ao mesmo tempo, ajuda os clientes a encontrar informações úteis sem a necessidade de ligar, o que, em última análise, oferece uma experiência de utilizador melhor e mais completa.

 

Aumento da faturação: como o website nunca fecha, é fácil manteres os teus clientes atualizados sobre tudo o que está a acontecer na tua empresa. Quando algo é particularmente relevante para os teus clientes, isso aumenta as hipóteses de conseguires fazer um upsell. Ou seja, vender um produto ou serviço mais completo — e a um preço mais elevado — a um cliente que compraria uma opção mais barata. Esta estratégia permitirá aumentar a faturação e o ticket-médio da tua empresa.

 

Marketing digital: se estás a planear aproveitar o marketing digital para obter mais leads e expandir os teus negócios, o ideal é direcionar o tráfego para um website ou página de destino. Para fazeres isso de forma eficaz, aproveita o tráfego histórico do teu website, para segmentares os clientes mais qualificados e obteres o melhor ROI em gastos com publicidade. Isto é algo que não pode ser configurado retroativamente. Por isso, é melhor publicares o teu website com antecedência, mesmo que não estejas a planear fazer anúncios no imediato. 

Quais as razões para apostar no e-mail marketing?  

Pensas que o e-mail marketing “morreu”? Pensa outra vez! Em 2019, o número total de utilizadores de e-mail em todo o mundo chegou a 3,9 biliões e as previsões sugerem que esse número continuará a aumentar, podendo chegar a quase 4,5 biliões em 2024. 

Quando se trata do número total de e-mails enviados e recebidos todos os dias em 2019, os números ficaram à volta de 293,6 biliões. Esse número também deverá aumentar e atingir um total de 347,3 biliões até 2023, lê-se num artigo publicado pelo Campaign Monitor.

Estes dados por si só são razão suficiente para integrares o e-mail marketing na tua estratégia de marketing digital, especialmente se, até aqui, o teu foco tem sido o mercado local e se pretendes expandir para um mercado maior. Mas há mais razões para apostares no e-mail marketing:

O serviço vai além da compra/consulta: com o e-mail marketing, podes enviar mensagens automáticas de orientações pré e pós-consumo, e, assim, garantes que estás sempre em contacto com o cliente.

Ótima relação custo-benefício: o e-mail marketing tem um custo inferior a muitas outras estratégias de marketing. Terás de considerar apenas os custos associados à plataforma, que variam consoante o número de contactos que tiveres, e à produção dos conteúdos das newsletters. Além disso, reter clientes é muito mais barato do que atrair novos clientes. Portanto, investir na fidelização pode ser muito mais benéfico do que concentrar todas as energias em anúncios, por exemplo.

Comunicação personalizada e segmentada: a grande vantagem do e-mail marketing é que podes personalizar o e-mail e o conteúdo e comunicar com o cliente certo no momento certo. Por exemplo, imagina que tens um produto específico para o público feminino. Poderias criar uma campanha de e-mail marketing com este produto e enviá-la apenas para as mulheres da tua base de dados.

Conteúdo de valor para o cliente: hoje em dia, a partilha de informações é massiva e não podemos acreditar em tudo o que está na Internet. Para ganhar a confiança dos teus clientes, deverás enviar-lhes informações credíveis ​​sobre os temas que dominas e que podem ajudá-los nas suas vidas e/ou negócios. Isto fará com que os teus clientes confiem ainda mais em ti e nos teus serviços. 

A relação com o cliente torna-se mais forte e duradoura: é cada vez mais difícil arranjar tempo para falar com todos os nossos clientes. Com o e-mail marketing, a comunicação passa a ser automática, mas não perde humanização e qualidade. 

Social Media Manager / Copywriter

Like this:

Like Loading...
%d bloggers like this: