Marketing de performance: o melhor amigo do marketing digital

Ao longo dos últimos anos,  o comportamento do consumidor foi mudando. À medida que a Internet começou a estar cada vez mais presente na vida das pessoas e que começou a existir uma vasta oferta de serviços, produtos e novas plataformas  de comunicação, o consumidor tornou-se mais exigente e seletivo na informação que quer obter. Ou seja, antes o consumidor precisava de ir à procura da informação, agora cabe às marcas fornecer-lhe informação de forma direta.

“Ao todo, 72 horas da semana (cerca de 10 horas por dia) são gastas a navegar na Internet através do telemóvel, computador e até colunas e televisões inteligentes. As redes sociais ocupam cerca de 13 horas da semana”, In ‘Portugueses já passam mais tempo online do que a dormir’, jornal Público.

 

Para conseguir alcançar o público-alvo da melhor forma, é necessário construir a comunicação a partir de uma estratégia focada 100% em dados concretos.
Esta estratégia pode ser construída a partir de dados retirados de métricas disponibilizadas através do marketing digital de performance.

O que é o marketing digital de performance?

A maioria das estratégias utilizadas pelas marcas tem como base o marketing digital, mas nem todas trabalham com o marketing de performance. 

 

O marketing de performance foca todas as ações em resultados a partir da análise de dados específicos. Estes dados permitem acompanhar o comportamento do utilizador, identificar se o investimento que foi feito nos meios digitais está a ter o retorno esperado e definir as estratégias para obter melhores resultados. 

 

Através de uma análise detalhada, é possível verificar o desempenho de cada métrica específica ou dos indicadores necessários para identificar pontos fracos em campanhas e permitir alterar os índices utilizados para potenciar o seu alcance e resultados. 

 

As métricas são a base do marketing de performance. Por isso, é importante saber que tipos de indicadores-chave de desempenho (Key Perfomance Indicators) existem.

 

É também relevante notar que os KPIs não são métricas, mas uma métrica pode tornar-se um indicador-chave de performance. Os KPIs são indicadores importantes para medir se uma ação ou um conjunto de iniciativas estão a ter os resultados e os objetivos propostos, enquanto que uma métrica é apenas um parâmetro que está a ser medido. Se uma métrica se tornar relevante, esta pode tornar-se um indicador-chave.

 

Existem indicadores de: 

 

  • Eficiência
  • Eficácia
  • Capacidade
  • Produtividade
  • Qualidade
  • Lucratividade
  • Rentabilidade
  • Competitividade
  • Efetividade
  • Valor

Quais são as vantagens do marketing de performance?

Construção da marca e da autoridade

A análise de dados permite descobrir qual é a melhor estratégia para o negócio e entender melhor a audiência. Assim, podem desenvolver-se campanhas que visam aumentar o nível de confiança e criar um melhor relacionamento com os consumidores.

 

Aumento de alcance

O marketing de performance melhora a comunicação com o cliente, seja através de um website, email marketing ou redes sociais, pois permite atingir as pessoas certas. Além disso, permite fazer testes sobre o público-alvo e criar o perfil de cliente ideal — a persona.

 

Oferta do conteúdo ideal

Com os dados adquiridos, para além de atingir a pessoa certa, pode oferecer-se o conteúdo certo da forma certa, permitindo aumentar a taxa de interação. 

 

Crescimento da conversão

A partir dos dados, é possível descobrir quais são as estratégias que trazem mais resultados, os produtos que tendem a vender mais, os melhores canais de comunicação e o melhor tipo de conteúdo. Estas informações permitem determinar as próximas estratégias e ações com base em dados reais, em tempo real. Assim, se for necessário fazer um ajuste, a correção é rápida e evita a perda de retorno e investimento.

 

Otimização do investimento

Das informações recolhidas, é possível alcançar melhores resultados, que trazem um melhor ROI (Return on Investment), ou Retorno sobre Investimento — uma métrica, que mostra o retorno que se obteve a partir das campanhas online. 

Para perceber qual a melhor ação a tomar, podem ser realizados testes A/B.

 

Fidelização de clientes

Através da análise dos dados, criam-se estratégias adequadas que aumentam a probabilidade dos consumidores fazerem compras recorrentes, pois o atendimento é direcionado para os seus interesses e preferências. 

Social Media Manager / Copywriter