Vem aí o Multisearch: uma nova maneira de fazer perguntas ao Google usando texto e imagens

Num contexto em que a utilização da Internet e das redes sociais é cada vez mais o local onde todas as pessoas procuram respostas, neste artigo, trago-te uma nova ferramenta do Google para facilitar cada vez mais as respostas para as perguntas dos utilizadores.

Por vezes, pode ser complicado expressarmo-nos no Google, certo? E, às vezes, as pesquisas por palavras parecem não ser suficientes. É por isso que a Google está a trabalhar constantemente na nossa maneira de fazermos pesquisas. A empresa acaba de anunciar o novo recurso Multisearch.

 

O Google é um facilitador no que diz respeito às pesquisas na Internet Com o objetivo de facilitar cada vez mais as nossas vidas, o Google está a desenvolver uma nova ferramenta de pesquisa, o Multisearch, uma nova maneira de pesquisar na web, em que o utilizador pode utilizar uma combinação de textos e imagens ao mesmo tempo, para encontrar a sua resposta.

 

Isso significa que, a partir de agora, em vez de fazermos a nossa pesquisa na “tradicional” caixa de pesquisa, podemos também combinar essa pesquisa com imagens e os mecanismos do Google vão dar-nos exatamente o que estamos a procurar.

 

Partilho aqui contigo um exemplo de como este novo recurso funciona e como os profissionais de marketing podem aproveitá-lo.

 

Como vai funcionar o Multisearch?

Como é hábito por parte da Google, as ferramentas são  super intuitivas e fáceis de utilizar, e este novo recurso não é exceção. Então, como funciona o Multisearch? Funciona da seguinte forma, por exemplo, se estivermos a procurar uma t-shirt específica, mas com cores, preços ou tamanhos diferentes, vamos poder usar uma captura de ecrã ou uma foto da t-shirt que procuramos diretamente da nossa galeria de imagens e incluir ainda algum texto adicional.

Podemos  também tirar fotos de coisas que encontramos enquanto caminhamos pela rua e pedir ao Google para encontrar mais informações sobre o que queremos. Como por exemplo: uma árvore, uma flor, um vestido. Qualquer coisa que desperte a nossa atenção.

 

Para quem está a ler e ainda não tem certeza da maravilha deste novo recurso de pesquisa, o Google foi um pouco mais fundo para nos surpreender: vamos poder enviar uma foto de uma mesa, por exemplo, e pedir ao Google para encontrar as sugestões de cadeiras perfeitas para a mesa de que gostamos. Sim, é isto mesmo que acabaste  de ler: vamos poder ter dicas de design a um clique (ou a uma foto) de distância!

O que os profissionais de marketing podem esperar deste novo recurso de pesquisa?

Neste momento, o Multisearch está disponível apenas como versão beta nos Estados Unidos, com os melhores resultados para pesquisas de compras.

 

De acordo com o diretor de pesquisa da Google, Lou Wang, “o Multisearch segue a maneira como fazemos perguntas sobre o que estamos a ver e é uma parte importante de como o Google vê o futuro da pesquisa”.

 

É caso para dizer se o Google vê o Multisearch como o futuro da pesquisa, nós enquanto profissionais também o vemos. Dado que este novo recurso ainda se encontra em testes e está a correr uma versão beta, ainda não é possível medir o impacto desta nova ferramenta nas estratégias digitais e SEO. 

 

Na LCPA, estamos ansiosos por poder trabalhar e experimentar este novo recurso do Google e perceber o que a mesma reserva para as estratégias digitais e SEO que poderemos vir a desenvolver.

E como podemos preparar-nos para o Multisearch?

Vamos, com certeza, aprender muito com esta nova funcionalidade e teremos como sempre de superar os desafios que estas novas ferramentas nos trazem para o nosso dia-a-dia, assim que esta se tornar mundial e for utilizada por todos.

 

Embora neste momento a Google não adiante muito mais sobre esta funcionalidade, podemos desde já começar a pensar nas possibilidades que a ferramenta nos pode trazer e ir obtendo alguns insights até que seja uma realidade mundial. 

 

Um desses insights é, obviamente,as estratégias de SEO que têm sido historicamente sobre palavras-chave. No Multisearch, estamos a falar de encontrar a forma como as pessoas escrevem perguntas e produzem conteúdo para obterem respostas. Claro, as coisas têm vindo a mudar. Por exemplo, há alguns anos, começámos a explorar e a discutir muito sobre pesquisas por voz no Google. A forma como as pessoas falam é diferente da forma como as pessoas escrevem, e todos estes insights têm ajudado o Google a estudar novos métodos de pesquisa com melhores respostas.

 

O Google oferece a pesquisa por imagens há muito tempo. Mas, agora, tem ficado cada vez melhor. Na pesquisa por imagens não estamos apenas a fazer uma pesquisa para encontrar a fonte original da imagem. Estamos a reunir imagens, palavras-chave  e (porque não?) pesquisas por voz. Esta é uma forma muito mais natural de relacionamento entre homem-máquina. Portanto, é expectável que algumas estratégias antigas de sucesso de SEO deixem de funcionar em breve.

 

No final de contas, a Google quer que os utilizadores encontrem exatamente o que estão à procura, sem perguntas ou links complicados. Assim, o principal objetivo desta melhoria é garantir uma experiência de utilizador mais natural, assertiva e intuitiva.

 

Estas são as primeiras informações que a Google nos deixa sobre este tema.

Independentemente de como as estratégias digitais são construídas, elas devem ser feitas a pensar em entregar valor real aos clientes. Se começarmos, desde já, a mudar o nosso mindset para o Multisearch, este será uma grande mais-valia para as novas estratégias digitais.

 

Fontes: 

Rockcontent

Google

Founder / COO