No artigo anterior, falei sobre o marketing de performance e a sua importância para a estratégia de marketing digital. Neste, vou aprofundar um pouco mais as métricas e os indicadores-chave de desempenho que são essenciais para otimizar essas estratégias.
Queres saber mais? Então continua a ler este artigo!
KPI é a sigla em inglês para Key Performance Indicator, em Português, conhecidos como indicadores-chave de performance ou de desempenho.
Apesar de existirem vários tipos de indicadores-chave de performance, aplicados às mais variadas áreas de negócio, neste artigo, vou focar-me nos que estão relacionados com a nossa área de atuação aqui na LCPA: o marketing digital.
Os KPIs permitem-nos acompanhar objetivamente os resultados de tudo o que agrega valor para o desempenho das estratégias e campanhas, e saber exatamente o que está a funcionar, o que precisa de mais atenção e o que pode ser ajustado ou redefinido. Com estes indicadores, também conseguimos perceber o comportamento do consumidor em relação à nossa estratégia e traçar metas mais plausíveis e realizáveis.
Por norma, os indicadores-chave baseiam-se em várias métricas para demonstrar resultados. Mas, então, as métricas podem ser indicadores? A resposta é: nem sempre.
Uma métrica é apenas um parâmetro que está a ser medido e pode tornar-se um indicador-chave de performance quando se tornar relevante para o caso em questão. Já os indicadores-chave de performance baseiam-se em métricas para avaliar os resultados, pode ser só uma, ou várias. Ou seja, as métricas podem originar indicadores, mas o contrário não acontece.
Colocando isto de outra forma. As métricas são a informação no estado bruto e os KPIs são os indicadores definidos pelos gestores para analisar o desempenho e os resultados a partir das mesmas. No entanto, a avaliação de desempenho dos resultados deve ser feita através de uma interpretação conjunta das métricas e dos KPIs.
Referente a este assunto, deixo aqui uma curiosidade: as empresas que acompanham com frequência estes dados dizem ser 50% mais bem-sucedidas do que aquelas que não o fazem. E porquê? Porque saber exatamente o que a empresa precisa e como alcançar os seus objetivos torna o trabalho mais eficiente, eficaz e objetivo.
Na LCPA, trabalhamos vários indicadores para garantir o sucesso e o progresso do negócio dos nossos clientes!
A seguir, deixo-te alguns dos principais KPIs, para perceberes tudo isto um pouco melhor.
Existem inúmeros KPIs, de eficiência, eficácia, de capacidade, produtividade, qualidade, lucratividade, rentabilidade, competitividade, de efetividade e de valor, que te permitem obter muitas possibilidades de análise.
Mas, com tantas possibilidades de análise, é fácil perder o objetivo do que é fundamental e necessário para o teu negócio. É por isso que te vou deixar alguns indicadores de maior relevância para campanhas de marketing digital.
ROI (Return on Investment)
O retorno sobre investimento é um dos principais KPIs de marketing digital e procura mostrar se o valor investido numa determinada campanha trouxe algum retorno. O mesmo poderá ser monetário, ou encontrar-se sob outras métricas importantes.
O ROI indica se devemos continuar, aumentar ou diminuir o investimento da campanha decorrente.
Custo por lead
Algumas campanhas de marketing têm como objetivo gerar leads ou seja, angariar contactos de potenciais clientes que demonstraram algum interesse pela marca, como, por exemplo, o endereço de correio eletrónico ou número de telemóvel.
Neste sentido, este KPI pode ajudar a melhorar a eficiência das campanhas, já que um custo por lead muito elevado é um indicador de que o público não está a apresentar a taxa de interação esperada, ou seja, que a campanha não está a produzir resultados.
Ticket médio
Esta métrica é um indicador da performance de vendas, que se refere à média da compra por cliente.
Um valor muito baixo pode indicar a necessidade de melhorar o sistema de recomendação de produtos ou que os clientes estão a ter dificuldades em encontrar os produtos que pretendem. Este KPI permite definir uma nova estratégia ou melhorá-la para entregar ao público-alvo aquilo que ele procura.
Taxa de conversão
Refere-se à percentagem de visitantes que acedem a um website e realizam uma determinada ação pretendida, como preencher um formulário, navegar por uma página específica do website ou clicar num botão. Este KPI pode ser medido através de metas ou automatismos que te permitem obter os resultados da ação que pretendes medir. Estes estão diretamente disponíveis nas métricas das campanhas ou através do Google Analytics.
Taxa de rejeição
A taxa de rejeição é a percentagem de pessoas que acedeu à primeira página de um website, que visualizou, mas que não interagiu e saiu do mesmo, não permitindo gerar tráfego. Ou seja, a pessoa saiu ou, porque não encontrou o que precisava ou porque o assunto não era do seu interesse. É por isso que esta métrica é importante para perceber se as pessoas têm interesse num determinado website, blogue ou e-commerce e é um fator importante para a relevância do teu site na pesquisa do Google.
O Google Analytics também fornece estes dados.
CTR (Click Through Rate)
O Click Through Rate define-se pela Taxa de Cliques, em português. É uma métrica que indica quantas pessoas carregaram num anúncio. Para encontrar a taxa correspondente, basta somar o número de cliques, dividir pelo número de visualizações e multiplicar por 100. No entanto, esta taxa pode ser diretamente obtida através das plataformas onde são realizados os anúncios, como o Google AdWords.
Este dado interfere diretamente na qualidade de distribuição da campanha e no investimento, dado que pode alterar o custo por clique das campanhas. Muitas vezes, uma taxa de clique baixa pode indicar a necessidade de alterar o texto utilizado na campanha e/ou modificar as segmentações.
Alcance
Esta métrica representa as pessoas que foram impactadas, de alguma forma, através de uma determinada campanha digital, ou seja, as pessoas em quem essa campanha criou uma impressão. Este dado pode ser encontrado em resultados de anúncios pagos, como no Facebook Ads ou Google Ads e indica a quantidade de pessoas que visualizaram a campanha pelo menos uma vez.
Origem do tráfego
A origem do tráfego indica de que forma o utilizador chegou a um website, landing page, blogue ou e-commerce. Ou seja, esta métrica mostra se o utilizador acedeu através de um anúncio, através das redes sociais, por pesquisa direta, ou de qualquer outra forma. É um meio para identificar qual o canal mais utilizado pelo público-alvo para chegar, por exemplo, ao website do teu negócio. Este indicador permite-te selecionar os canais ideais a utilizar e assim direcionar melhor as campanhas, para atingires o teu público-alvo.
Visitas recorrentes
As visitas recorrentes indicam a quantidade de pessoas que voltaram a visitar o teu website dentro de um determinado período de tempo. Quantas mais visitas recorrentes houver, melhor, pois isso indica que as pessoas estão a gostar do conteúdo, e que as campanhas estão a ter os efeitos esperados ou as pessoas encontraram uma marca/produto com que se identificam.
Uma análise mais profunda também permite saber o conteúdo mais consumido pelos utilizadores no website ou blogue, permitindo criar conteúdos semelhantes e garantir que essas pessoas vão ser sempre utilizadores ou clientes regulares.
Leads
No início desta secção, já te falei um pouco do que é uma lead. Mas para que serve?
Ao teres uma base de dados, vais conseguir ter mais pessoas para alcançar, de mais formas e em mais canais.
Para perceberes melhor, imagina que os teus clientes apenas falam contigo nas redes sociais e tu não tens nenhum outro contacto para além do perfil da rede. Se um dia a rede desaparece, ou deixa de funcionar, e tu precisas de os contactar, como fazes?
É para isso que as leads servem: para teres mais formas de contactar o teu cliente ou futuro cliente e é por isto que este é um dos objetivos de grande parte das campanhas digitais e um dos indicadores mais importantes numa estratégia de marketing digital.
O mais importante é que o indicador-chave seja relevante para atingir o objetivo. Por exemplo, se definiste que queres aumentar as tuas vendas em 15% no teu e-commerce, não faz sentido recolheres dados de tráfego numa landing page.
Para obteres resultados, precisas de trabalhar com KPIs que estão diretamente ligados ao teu objetivo. Se não sabes bem como, deixo-te algumas perguntas que podes fazer para definires os indicadores-chave que deves usar.
• Qual é o meu objetivo específico?
• É possível medir o percurso para alcançá-lo?
• O objetivo consegue ser atingido?
• É um objetivo relevante para a minha empresa?
• Quanto tempo será necessário investir para o atingir?
Como o nome indica, os indicadores-chave são as chaves para abrires as portas e expandires o teu negócio!
Fontes:
Social Media Manager / Copywriter