Live commerce: tendência em expansão que vai multiplicar as vendas do e-commerce

Enquanto alguns profissionais ainda se debruçam sobre a forte expansão do e-commerce tradicional devido à pandemia causada pela COVID-19, outros já estão focados no próximo passo do mercado de vendas online: o live commerce.

 

Comummente conhecida como live commerce, esta modalidade de vendas também pode ser designada como live stream shopping e shop streaming e é um sucesso na China. Atualmente, movimenta biliões e já se tornou uma realidade, e não apenas uma oportunidade, noutros países como o Brasil e os Estados Unidos da América.

O que é o live commerce?

O live commerce surgiu na China e a sua expansão mundial deu-se em 2020. Todos nós assistimos ao surgimento deste ‘fenómeno’, muito provavelmente comodamente sentados no nosso sofá, durante os tempos de confinamento. 

 

Live commerce é o termo aplicado à venda e divulgação online de produtos com recursos a plataformas de streaming, ou seja, através de transmissões de vídeo em direto. As plataformas que mais facilmente identificamos para este fim são, por exemplo, o Youtube, o Facebook e o Instagram, no entanto, já existem no mercado plataformas e soluções profissionais direcionadas exclusivamente para este tipo de venda digital, como a Onlive.site e a Gestao.live.

 

Grande parte do conceito desta estratégia de comércio ao vivo inspira-se nos programas de televisão com este mesmo foco que, apesar de estarem atualmente obsoletos, há bons motivos para terem existido! Estes programas permitiam um contacto mais intimista (ainda que à distância), pois o profissional/vendedor apresentava o produto diretamente para o seu público, tal como acontece no live commerce e, para além disso, consiste num modelo que prioriza o espetador, pois na maioria dos casos estes lives disponibilizam ofertas exclusivas, únicas para aquele momento, como acontecia no formato televisivo.

Porque fazer um live commerce?

Se pensarmos bem, quantas vezes é que já aconteceu vermos um produto online, mas não comprarmos por não termos informações completas sobre a sua qualidade? Ou sobre o material usado para fabricá-lo, sobre o tamanho, usabilidade específica ou pelas mais diversas razões? Passo a dar um exemplo muito concreto, que acredito que todas as mulheres já viveram. Quantas vezes não deixámos de comprar uma peça de roupa que vimos online, porque não conseguimos ter a certeza de como nos irá ficar, tendo apenas a informação visual das imagens do produto? A jornada de compra está cada vez mais dinâmica e desafiante para os negócios, refletindo-se numa mudança de paradigma no funil de vendas.

 

É aqui que entra o potencial diferenciador do live commerce!

 

Ver o item desejado em ação transmite uma maior confiança ao cliente. Tal como acontece na venda presencial, o contacto direto com um vendedor é importante para ultrapassar dúvidas e receber reforços positivos relacionados com o produto. O live commerce é responsável por trazer o fator humano de volta à experiência de compras online. 

 

Se a isto juntarmos algum entretenimento, ofertas e/ou promoções exclusivas e a facilidade de compra direta, o resultado é uma taxa de conversão com números surpreendentes

Vantagens do live commerce

  • Baixo investimento: para iniciar a implementação desta estratégia, numa fase inicial, não requer investimentos avultados, uma vez que se pode implementar com recurso às redes sociais dos negócios, sem investimento adicional e, consoante a evolução, incrementar a dinâmica e produção dos diretos.
  • Maior alcance: chega a mais pessoas ao mesmo tempo e atinge públicos que antes eram inimagináveis.
  • Maior engagement e interação: por tratar diretamente com o público e o cliente em potencial poder tirar dúvidas, entender melhor os detalhes do produto ou serviço, os diretos trazem um envolvimento /interação muito maiores do que uma publicação comum, aumentando as oportunidades de venda
  • Valor agregado: permite uma diferenciação dentro de um mercado concorrido, trazendo conteúdo de qualidade para a assistência
  • Contacto imediato: possibilita um canal direto com o mercado para anúncio de novidades e lançamentos de produtos.
  • Aumento das vendas: ao oferecer aos utilizadores um grande nível de exposição e esclarecimento dos produtos em tempo real, aumenta-se a velocidade das vendas
  • Aumento do ticket médio: de destacar que este formato de vendas online faz com que o utilizador passe mais tempo na página, permitindo a consulta de outros produtos/ofertas, levando à compra de outros artigos, conduzindo assim ao aumento do ticket médio da compra. 
  • Maior notoriedade da marca:  ao humanizar a marca no direto criam-se com maior facilidade laços de confiança na marca, que são reforçados pelos feedbacks positivos de clientes fidelizados. 

Tipos de live commerce

Live com influenciadores

Internacionalmente, este é o tipo mais comum. Um live commerce com influenciadores tende a ter o toque de entretenimento, ideal para este tipo de ação, além de atrair mais seguidores. Em Portugal, algumas marcas de referência já recorrem a esta estratégia. Como é o exemplo da Worten, que na Black Friday de 2021, realizou sessões de live commerce com Vasco Palmeirim e Filomena Cautela.

Tutoriais

Se este tipo de formato for compatível com o produto, uma boa maneira de demonstrar os diferentes usos/aplicações dos produtos é um live commerce focado em tutoriais de como usá-los. Com esse tipo de ação, agregamos outro fator de atração para os seus potenciais clientes: novas habilidades ou, até mesmo, usabilidades não tão óbvias dos itens. 

 

Esse formato é bastante usado na indústria de cosméticos e também em algumas marcas de fashion, como no caso da marca Nordstorm, que desenvolveu a sua própria plataforma online para o efeito.

Eventos de lançamento

Outro modelo de live commerce é o de lançamentos de produtos. Apesar de aplicável em diferentes setores, este modelo tem sido bastante explorado no mundo da moda. 

 

A título de exemplo, a Jacquemus, marca francesa de artigos de luxo, promoveu um desfile de apresentação de nova coleção em que cada peça apresentada na passerelle podia ser comprada por quem acompanhava o direto. Este método, ‘See Now, Buy Now’ (em bom português: ‘Veja agora, compre agora’) revelou-se num  top seller no que toca a gerar vendas por impulso, enquanto promove uma experiência exclusiva de lançamento. 

Bom para as marcas, bom para as lojas, bom para o consumidor

Muitos descrevem o live commerce como a “evolução do e-commerce”. Para além das vantagens referidas e do potencial aumento das taxas de conversão, o live commerce é claramente uma tendência promissora para todo o ecossistema do e-commerce. De acordo com dados da Wyzowl

 

  • 96% dos utilizadores assiste a vídeos de explicação para entender melhor sobre um produto ou serviço
  • 84% diz que se sentem convencidos a comprar um produto após assistirem a  vídeos da marca
  • 66% afirma que preferem informar-se sobre um produto através de um vídeo

 

Posto isto, trata-se de um conteúdo muito valioso que responde a várias perguntas/dúvidas do consumidor, gerando a confiança necessária para facilitar a concretização da compra e fidelização. 

 

Para a implementação é fundamental ter em mente os objetivos do negócio, conhecer as necessidades e desejos do público-alvo e encontrar uma maneira de proporcionar uma excelente experiência de compra online! 

 

Arrisca e descobre uma nova forma de conquistar melhores resultados para o teu negócio com este formato!

 

Fontes:

 

Giosg

Marketeer

Jornal de Negócios

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