Enquanto alguns profissionais ainda se debruçam sobre a forte expansão do e-commerce tradicional devido à pandemia causada pela COVID-19, outros já estão focados no próximo passo do mercado de vendas online: o live commerce.
Comummente conhecida como live commerce, esta modalidade de vendas também pode ser designada como live stream shopping e shop streaming e é um sucesso na China. Atualmente, movimenta biliões e já se tornou uma realidade, e não apenas uma oportunidade, noutros países como o Brasil e os Estados Unidos da América.
O live commerce surgiu na China e a sua expansão mundial deu-se em 2020. Todos nós assistimos ao surgimento deste ‘fenómeno’, muito provavelmente comodamente sentados no nosso sofá, durante os tempos de confinamento.
Live commerce é o termo aplicado à venda e divulgação online de produtos com recursos a plataformas de streaming, ou seja, através de transmissões de vídeo em direto. As plataformas que mais facilmente identificamos para este fim são, por exemplo, o Youtube, o Facebook e o Instagram, no entanto, já existem no mercado plataformas e soluções profissionais direcionadas exclusivamente para este tipo de venda digital, como a Onlive.site e a Gestao.live.
Grande parte do conceito desta estratégia de comércio ao vivo inspira-se nos programas de televisão com este mesmo foco que, apesar de estarem atualmente obsoletos, há bons motivos para terem existido! Estes programas permitiam um contacto mais intimista (ainda que à distância), pois o profissional/vendedor apresentava o produto diretamente para o seu público, tal como acontece no live commerce e, para além disso, consiste num modelo que prioriza o espetador, pois na maioria dos casos estes lives disponibilizam ofertas exclusivas, únicas para aquele momento, como acontecia no formato televisivo.
Se pensarmos bem, quantas vezes é que já aconteceu vermos um produto online, mas não comprarmos por não termos informações completas sobre a sua qualidade? Ou sobre o material usado para fabricá-lo, sobre o tamanho, usabilidade específica ou pelas mais diversas razões? Passo a dar um exemplo muito concreto, que acredito que todas as mulheres já viveram. Quantas vezes não deixámos de comprar uma peça de roupa que vimos online, porque não conseguimos ter a certeza de como nos irá ficar, tendo apenas a informação visual das imagens do produto? A jornada de compra está cada vez mais dinâmica e desafiante para os negócios, refletindo-se numa mudança de paradigma no funil de vendas.
É aqui que entra o potencial diferenciador do live commerce!
Ver o item desejado em ação transmite uma maior confiança ao cliente. Tal como acontece na venda presencial, o contacto direto com um vendedor é importante para ultrapassar dúvidas e receber reforços positivos relacionados com o produto. O live commerce é responsável por trazer o fator humano de volta à experiência de compras online.
Se a isto juntarmos algum entretenimento, ofertas e/ou promoções exclusivas e a facilidade de compra direta, o resultado é uma taxa de conversão com números surpreendentes.
Internacionalmente, este é o tipo mais comum. Um live commerce com influenciadores tende a ter o toque de entretenimento, ideal para este tipo de ação, além de atrair mais seguidores. Em Portugal, algumas marcas de referência já recorrem a esta estratégia. Como é o exemplo da Worten, que na Black Friday de 2021, realizou sessões de live commerce com Vasco Palmeirim e Filomena Cautela.
Se este tipo de formato for compatível com o produto, uma boa maneira de demonstrar os diferentes usos/aplicações dos produtos é um live commerce focado em tutoriais de como usá-los. Com esse tipo de ação, agregamos outro fator de atração para os seus potenciais clientes: novas habilidades ou, até mesmo, usabilidades não tão óbvias dos itens.
Esse formato é bastante usado na indústria de cosméticos e também em algumas marcas de fashion, como no caso da marca Nordstorm, que desenvolveu a sua própria plataforma online para o efeito.
Outro modelo de live commerce é o de lançamentos de produtos. Apesar de aplicável em diferentes setores, este modelo tem sido bastante explorado no mundo da moda.
A título de exemplo, a Jacquemus, marca francesa de artigos de luxo, promoveu um desfile de apresentação de nova coleção em que cada peça apresentada na passerelle podia ser comprada por quem acompanhava o direto. Este método, ‘See Now, Buy Now’ (em bom português: ‘Veja agora, compre agora’) revelou-se num top seller no que toca a gerar vendas por impulso, enquanto promove uma experiência exclusiva de lançamento.
Muitos descrevem o live commerce como a “evolução do e-commerce”. Para além das vantagens referidas e do potencial aumento das taxas de conversão, o live commerce é claramente uma tendência promissora para todo o ecossistema do e-commerce. De acordo com dados da Wyzowl:
Posto isto, trata-se de um conteúdo muito valioso que responde a várias perguntas/dúvidas do consumidor, gerando a confiança necessária para facilitar a concretização da compra e fidelização.
Para a implementação é fundamental ter em mente os objetivos do negócio, conhecer as necessidades e desejos do público-alvo e encontrar uma maneira de proporcionar uma excelente experiência de compra online!
Arrisca e descobre uma nova forma de conquistar melhores resultados para o teu negócio com este formato!
Fontes:
CEO / Digital Marketing Specialist