Os leads são um dos indicadores-chave de performance mais importantes no marketing digital, porque permitem alcançar potenciais consumidores que demonstraram interesse no teu produto, serviços ou marca, que querem saber mais. Os leads são uma grande oportunidade de negócio!
Queres saber o que são leads e porque são tão importantes para a tua estratégia? Continua a fazer scroll down que eu vou explicar tudo!
De uma forma simples, os leads são os contactos, dados e informações pessoais e profissionais (como o e-mail, nome, contacto telefónico) que possíveis consumidores te deixaram através de formulários, landing pages, entre outros meios.
É a partir deles que a tua marca obtém uma base de dados de contactos qualificados, dados e informações pessoais e profissionais e com os quais se pode guiar as pessoas a conversões (compras ou adesões). Também permite divulgar informação de forma orgânica, iniciar um relacionamento com os teus potenciais clientes e inseri-los no teu funil de vendas.
A gestão de leads é essencial para o crescimento do teu negócio!
A geração de leads é o processo de transformar potenciais clientes desconhecidos, mas que de alguma forma estão interessados no que tens para lhes oferecer, em conhecidos, através da produção de conteúdos relevantes o suficiente para que essas pessoas escolham espontaneamente entregar os seus dados. Ofereces assim uma troca: dás conteúdo de valor e o cliente dá os seus dados.
Por que é importante gerar leads? Os leads são fundamentais para a tua estratégia de marketing e para o sucesso do teu negócio. Vão dar-te a possibilidade de utilizar ferramentas de análise de métricas e calcular o nível de envolvimento do potencial cliente, permitindo-te perceber em que etapa se encontra, no teu funil de vendas. Esta análise pode ser feita pelo método chamado lead scoring.
Para captar leads de qualidade, é preciso criar um conteúdo de valor que corresponda aos interesses e desejos dos potenciais clientes para conseguir atraí-los. Conteúdos como e-books, webinars, modelos, pesquisas, estudos, descontos exclusivos, entre outros, são muito eficazes para a geração de leads.
As landing pages, também conhecidas por páginas de captura, são excelentes para chamar a atenção da tua persona. Este meio permite que o visitante preencha os seus dados para ter acesso à oferta.
É importante que a tua landing page seja clara, objetiva e apelativa, para não confundir as pessoas. Para isso, é importante dar destaque à recompensa que o potencial cliente terá acesso ao deixar os seus dados, utilizar cores atraentes e pedir poucas informações, como nome e e-mail.
A partir daqui, já tens um contacto para nutrir o teu lead.
Antes de falar sobre a gestão dos leads, é importante perceber como atrair leads. Já falámos sobre a importância de oferecer conteúdo de qualidade que procure satisfazer os desejos e resolver dores do potencial cliente. Mas, antes de iniciar a produção de conteúdo, é muito importante identificar quem é a tua persona.
A persona representa o teu cliente ideal, é um personagem modelo que te permite direcionar todas as tuas estratégias numa comunicação inicial. A tua comunicação para gerar leads deve estar voltada para atrair esse público.
Igualmente importante é a forma como comunicas com os teus potenciais clientes, a atenção que lhes dás após obteres o lead e respeitar cada uma das fases do funil em que o teu lead se encontra.
Esta é a etapa mais desejada. Ao chegar ao fim do funil de vendas tradicional, o visitante converte-se num cliente. Mas apenas chegar a esta etapa não é suficiente, é preciso reter este cliente. Para isso, deves nutrir os teus leads.
E como posso fazer isso?
A partir do momento em que captas um lead, é possível perceber em que etapa da jornada de compra o potencial cliente se encontra e alguns dos seus interesses e necessidades. Desta forma, podes entregar diferentes conteúdos de valor ao longo de todas as etapas do funil de vendas e tornares a relação ainda mais forte.
Explicando melhor: se o teu lead mostrou interesse num assunto em específico, o teu papel é comunicar através de vários e-mails relacionados com esse mesmo assunto, de forma a conseguires satisfazer o desejo ou problema do teu potencial cliente.
Se os conteúdos forem relevantes e prenderem a atenção do leitor, vais conseguir aumentar a confiança do lead permitindo-te entrar na próxima etapa do funil de vendas. Quanto mais o consumidor souber sobre o teu produto ou serviço, maior é a probabilidade de compra.
Nos pontos anteriores falei em nutrir leads. Aqui vamos perceber melhor o que isso significa e como fazê-lo.
A nutrição de leads consiste em enviar, de forma automatizada, uma sequência de e-mails com conteúdo relacionados aos que o utilizador mostrou ter interesse nos dias anteriores para preparar o teu lead para avançar para a etapa seguinte do funil de vendas. Para isso, é preciso criar confiança ao acrescentar valor e seguir uma comunicação direcionada para cada etapa. Ou seja, se o teu potencial cliente se encontra no topo do funil de vendas, não deve receber o mesmo conteúdo de uma pessoa que se encontra a meio da jornada.
Por esta altura já não devem restar dúvidas de que os leads têm um grande papel no sucesso do teu negócio!
Fontes:
Social Media Manager / Copywriter