Fazer comparação é algo que nos acompanha desde a nossa infância, seja entre amigos, colegas de trabalho ou família. No mundo corporativo, não é exceção. Já te perguntaste “Como é que a minha empresa está em relação à concorrência?”. É aqui que entra a utilização do benchmarking.
Benchmarking significa “referência” e é um instrumento utilizado para analisar as estratégias e ações de empresas concorrentes, onde é possível identificar as suas boas e más práticas. Podemos, assim, evitar cometer os mesmos erros ou utilizar referências para desenvolver estratégias mais eficazes.
Nesta análise, são recolhidos dados que servirão como referência para as tuas estratégias de marketing e a sua eficiente interpretação é essencial para obter melhores resultados.
Esta estratégia não se resume a “imitar” a concorrência, esta oferece a oportunidade de explorar outras ideias.
O objetivo final é aplicar modificações que impliquem a melhoria da tua empresa perante a concorrência.
A lógica do benchmarking assenta em 4 pilares:
As suposições ou intuições não são métodos fidedignos de análise.
O benchmarking é um ponto crucial no momento de destacar a tua empresa no mercado contribuindo para a eficácia e eficiência geral da mesma.
Para o desenvolvimento e crescimento de uma empresa, é necessário sabermos como nos posicionamos em relação às restantes. Este é um fator determinante, pois impulsiona as empresas para a adoção de melhorias nas suas estratégias com base nos resultados dos seus concorrentes.
Além disso, o benchmarking é importante para a tua empresa, porque oferece um método de descoberta de novas oportunidades para o teu sucesso.
Para realizares corretamente benchmarking, deves seguir os seguintes passos:
De certeza que já te perguntaste “O que é que esta empresa faz no mundo digital para obter melhores resultados que os meus?”. Através do benchmarking, podes analisar a eficiência das tuas estratégias digitais em comparação com as empresas concorrentes, podendo responder a questões como:
Posto isto, a utilização do benchmarking é a chave para ergueres a tua empresa e obteres o sucesso para que tanto trabalhas! E lembra-te que os concorrentes não são os inimigos. São o caminho para obteres melhores resultados.
Fontes:
Estágio Curricular em Marketing