fbpx

Honestidade e credibilidade são os atributos que os portugueses mais valorizam nos protagonistas da publicidade

De acordo com um estudo realizado pela Marktest, a “honestidade” e a “credibilidade” são os atributos que os portugueses mais valorizam nas figuras públicas que protagonizam campanhas publicitárias ou ações de sensibilização social. Em terceiro lugar, surge a “simpatia”, em quarto a “competência” e em quinto a “reputação”. 

No total, foram analisados 13 atributos na edição de 2022 do estudo ‘Figuras Públicas e Digital Influencers’. Entre eles, apenas a “beleza” e a “juventude” obtiveram um valor médio abaixo de 5,5, sendo os únicos que ficaram abaixo da ‘fronteira’ entre a valorização positiva e negativa.

 

Na análise pela perspetiva dos setores de atividade económica que recorrem a campanhas publicitárias, a “credibilidade” é, sem margem para dúvidas, o atributo mais valorizado nos protagonistas dos anúncios.

 

A “credibilidade” é considerada o atributo mais importante em 13 dos 19 setores avaliados, incluindo áreas como a Banca, Telecomunicações, Automóveis, Distribuição, Energia e Combustíveis ou Farmacêutica, entre outros. 

 

Quando a Marktest convidou os inquiridos a associar figuras públicas aos atributos que consideram mais importantes para protagonizar anúncios, houve sete personalidades que se destacaram, entre eles Manuel Luís Goucha e Cristiano Ronaldo. 

 

Manuel Luís Goucha destacou-se na “credibilidade” ou “maturidade”, enquanto Cristiano Ronaldo se destacou em “competência” ou “prestígio”, entre outros atributos. 

 

Os inquiridos também destacaram Ricardo Araújo Pereira, associando-o a “sentido de humor”. Sara Sampaio destacou-se na “beleza”; Cristina Ferreira na “persuasão”, João Félix na “juventude” e Catarina Furtado na “simpatia”. 

 

No acumulado de todos os atributos, Cristiano Ronaldo é a figura pública que os portugueses consideram ter melhor perfil para participar em campanhas publicitárias. Os restantes lugares do Top5 deste ranking são todos ocupados por figuras públicas com presença assídua na televisão: Cristina Ferreira, Catarina Furtado, Manuel Luís Goucha e Ricardo Araújo Pereira.