A tendência do Marketing de Influência

Suponho que te tenhas apercebido do quão “na moda” está o marketing de influência. Se aqui estás, aposto que estás curioso para perceber em que consiste este tipo de marketing tão utilizado nos dias de hoje.

O marketing de influência é uma estratégia de marketing digital que ocorre nas redes sociais e que se baseia na relação entre marcas e criadores de conteúdo digitais. Esta abordagem apoia-se em indivíduos que exerçam qualquer tipo de influência num determinado público, tendo um contacto próximo com os seguidores que os acompanham.

 

Com cada vez mais utilizadores diários, esta estratégia acompanha o crescimento das redes sociais e o facto de os anúncios tradicionais se encontrarem em decadência, tendo os consumidores preferência por anúncios feitos por influencers. Este tipo de parceria ocorre a partir do elo de ligação entre influencers e públicos-alvo das marcas, podendo, assim, ter consequências que beneficiam as marcas, tais como a aquisição de novos clientes, a geração de valor e credibilidade, o fortalecimento da relação marca-cliente e, por fim, a influência de compra por parte dos influenciados.

 

Tenho a certeza de que segues pelo menos um influencer que produz conteúdo interessante para ti. Seja o seu foco a culinária, as viagens, a moda ou até mesmo a tecnologia, provavelmente já sentiste vontade de adquirir um produto apresentado por quem admiras, certo? Pois bem, isso deve-se ao poder de influência do criador de conteúdo, que, através de várias estratégias, procura transmitir confiança ao seu público, envolvendo-o e, assim, fazendo-o sentir-se tentado a tomar certas decisões. Neste caso, beneficiar uma marca. A relação estabelecida com o público que o acompanha atribui ao influencer o poder de disseminar informação que, através dos meios certos, fará com que as marcas parceiras atinjam os seus objetivos.

 

As redes sociais fazem parte da vida de todos nós. Por isso, é normal que procuremos conteúdo com que nos identificamos e comecemos a seguir e a acompanhar influenciadores digitais. Ora, sendo que passamos um tempo considerável nas redes sociais, é natural que sintamos uma relação com o conteúdo que consumimos. Deste modo, se um influencer aconselhar um produto, teremos tendência para confiar na sua experiência, talvez mais até do que na comunicação feita pela própria marca, de forma tradicional, por assim dizer.

 

Com uma presença em constante crescimento, o marketing de influência já provou ter vindo para ficar e gerar grandes resultados nas estratégias de marketing digital das marcas.

 

Esta estratégia é altamente comprovada pela teoria 80/20 das vendas, em que 80% representa o conteúdo e 20% a publicidade. Porquê? Porque os consumidores já não procuram conteúdo vazio, de pura informação, mas sim conteúdo com que se identifiquem, sejam capazes de os entreter e, assim, os façam acompanhar.

 

Este tipo de marketing é, geralmente, pouco dispendioso e capaz de obter resultados consideráveis, o que torna esta estratégia uma das mais utilizadas pelas marcas.

Mas, afinal, quem são os “influencers”?

Os influencers são pessoas com grande presença nas redes sociais, possuidores de um grande engagement do seu público e, assim, um grande poder de influência sobre ele. Estes indivíduos costumam possuir um elevado número de seguidores, sendo estes admiradores e interessados no conteúdo que partilham, estabelecendo, dessa forma, um elo de ligação emocional e envolvimento entre as partes.

 

Assim, as marcas encontram nos influencers uma boa maneira de transmitir confiança, fiabilidade e notoriedade, apostando em parcerias com quem comunica intimamente com o seu público-alvo.

 

Se o tema dos influencers ainda te parece estranho, recomendo que assistas ao live da Inês Vargem com a Bibi Maria, uma influencer e criadora de conteúdos digitais, disponível aqui.

Quais as vantagens do marketing de influência para o teu negócio?

Uma das grandes vantagens do marketing de influência é que a mensagem comercial das marcas surge de forma natural na voz dos influencers, fazendo com que o conteúdo publicitário se envolva no restante. Ao seguires, acompanhares e confiares nos digital influencers, estás a contribuir para o crescimento do sucesso do marketing de influência.

 

O marketing de influência causa impacto nos seguidores dos influencers e é acessível a praticamente todas as empresas (dependendo do orçamento, do influencer e do tipo de parceria).

 

O ROI (Return on Investment) é otimizado no marketing de influência, porque os gastos com esta estratégia acabam por ser mais baixos do que com outros meios de publicidade. Para além disto, é um excelente método de aquisição de clientes, sendo um canal de rápido crescimento e alta rentabilidade.

 

Os criadores de conteúdo digitais potencializam a imagem das marcas. Na prática, associar uma empresa a um digital influencer melhora o seu posicionamento nos motores de busca, devido ao alcance do influencer e ao seu trabalho de SEO.

 

Para a influência ocorrer, é necessário que a mensagem que o influencer passa seja original, com a sua linguagem própria e que crie confiança junto do seu público.

Como é que uma empresa pode planear uma estratégia de marketing de influência?

Primeiro, é importante definir objetivos. Os objetivos das campanhas, bem como a tua persona, devem ser claros para saberes por onde começar. Depois, é necessário selecionar os influencers, pesquisando e percebendo quais os que melhor se adequam aos objetivos que pretendes alcançar. Para isto, existem algumas plataformas que te podem ser úteis, como a Brinfer, a Swonkie ou a Influenza.

 

O passo seguinte é o da escolha, tendo em consideração os 3 Rs da influência: Relevance (relevância), Reach (alcance) e Resonance (ressonância). A partir daqui, deves definir a mensagem que pretendes transmitir, criando um briefing e fornecendo-o ao influencer. Por último, deves medir os resultados obtidos tendo em mente os objetivos estipulados no início.

 

Recorrendo a estas etapas, deverás conseguir pôr em prática esta interessante estratégia e atingir os teus objetivos de forma mais fácil e rápida. Do que estás à espera para começar?

 

Para saberes mais sobre assuntos relacionados, consulta o artigo ‘Uma nova perspetiva do funil de vendas’, já que, nos dias de hoje, o marketing de influência tem um papel determinante neste novo funil.

 

Fontes:

marcogouveia.pt

influency.me

Margarida Arvela

Estágio Curricular em Marketing