As redes sociais são excelentes canais capazes de atrair potenciais clientes, apresentar produtos, criar conexões e vender. É impensável, nos dias de hoje, não estar em pelo menos uma delas.
No entanto, não é suficiente criar um perfil e começarmos a fazer publicações com o que nos vier à cabeça. É essencial criarmos e termos uma estratégia e um direcionamento bem definidos para alcançar os resultados que queremos. Neste artigo, vou ensinar-te alguns passos importantes sobre este tema! Vais ficar aí a tentar fazer tudo sozinho ou vens comigo?
As redes sociais são essenciais para o marketing digital. O motivo? Na realidade, são muitos! E separei alguns para ti!
A forma tradicional de fazer marketing, com a exposição dos produtos em outdoors, a criação de jingles e publicidade para a televisão, e a compra de páginas de revistas foram excelentes durante muito tempo e ainda são. Mas todos esses métodos exigiam e exigem um grande investimento. O que não permitia que todas as marcas pudessem fazer as suas campanhas.
Na prática, só as marcas mais fortes podiam fazer isto e, por isso, cresciam mais rápido, não permitindo o crescimento das empresas mais pequenas.
As redes sociais equilibram essas oportunidades, pois agora as marcas não necessitam de capital para começarem a estar presentes e a mostrar os seus produtos, sendo tudo muito mais acessível e imediato.
Estar nas redes sociais é poder comunicar com muitas pessoas. A tua marca tem um grande alcance, torna-se conhecida, atrai consumidores, conquista a confiança, consegue converter vendas e fidelizar clientes.
Hoje em dia, o marketing está baseado na construção de relacionamentos (engagement) e notoriedade. Os consumidores precisam de pesquisar antes de decidir comprar, para sentir que a marca em questão é a melhor para resolver os seus problemas. E são as redes sociais que facilitam toda essa jornada do consumidor. Pois, pensem comigo: quando querem adquirir um produto na maioria das vezes conheceram o produto nas redes sociais, certo?
Imagina criares uma loja e deixá-la aberta durante 24 horas, todos os dias, com uma linda montra de produtos! As redes sociais permitem isso. Estar nas redes sociais é mostrar que és recetivo ao consumidor, possibilitando que ele faça visitas quando ele bem quiser. E isso é muito importante, já que os utilizadores têm usado a Internet cada vez mais para pesquisar produtos, descobrir as novas tendências, analisar características de produtos, comparar vantagens e decidir o que comprar. As redes sociais dão a oportunidade de fazer marketing digital, construir um branding e aproximares a tua marca do consumidor, o que faz com que o consumidor ganhe interesse na tua marca e queira comprar o teu produto.
O Facebook alcança cerca de 6,3 milhões de utilizadores portugueses. Estar nesta rede social pode aumentar a tua conversão(vendas). Eis algumas dicas do que podes e deves fazer:
O Instagram é uma rede social bastante visual. Ou seja, são as fotos, imagens e vídeos que têm o poder de chamar a atenção. Deixo-te algumas dicas:
O LinkedIn é uma rede social focada em negócios, permite-te conhecer outras empresas e profissionais, que podem ser boas parcerias para a tua empresa crescer. Deixo-te também algumas dicas:
A pergunta de sempre é: “Com tantas vantagens que as redes sociais oferecem, é necessário estar presente em todas?”
A resposta é Não! Só deves estar nas redes que tens capacidade de alimentar com conteúdo de alto valor, e que a nível estratégico seja do teu interesse. O ideal é estares pelo menos nas mais utilizadas como Facebook, Instagram e agora também muito importante o Google My Business. Se estiveres nestas, já vais conseguir obter métricas interessantes para começares a construir as tuas personas, pois vais obter dados como idade, localização, preferências de consumo, objetivos, dores, status social e motivações.
Isto tudo vai ajudar-te muito no planeamento de estratégias inteligentes e na criação de conteúdos relevantes. Aproveita as redes sociais para mostrar detalhes dos produtos da loja. O consumidor quer sempre saber o máximo de informação sobre o que está a comprar!
E podes ter a certeza: o consumidor vai chegar ao perfil da tua marca nas redes sociais, enquanto pesquisa informações e vai ser muito mais fácil ele decidir comprar o teu produto.
Por fim, outra dica muito importante: faz testes A/B. Estes ajudam a comparar variáveis no marketing e mostram quais fazem mais sentido para o teu público. Fazer testes A/B é fundamental numa estratégia e para que a segmentação de conteúdo seja cada vez melhor.
As dicas de marketing são importantes, mas cada audiência reage de forma diferente. A forma de comunicação, horários das publicações e tipos de imagem são alguns exemplos de elementos que podem ser avaliados nesses testes A/B.
As redes sociais já fazem parte do dia a dia das pessoas e servem como canais de comunicação, conexão, informação e diversão. Posicionares-te nas redes sociais e apostar em estratégias de marketing digital facilita o caminho para a tua marca conquistar mais sucesso, através de um relacionamento próximo com o teu público e a possibilidade de muitas vendas. Espero ter-te ajudado com este artigo e poder levar-te para outro nível.
Fontes:
Founder / COO