Porquê que a interação com o público é tão importante no Instagram?

O Instagram tornou-se uma das redes sociais mais utilizadas, quer seja para partilhar momentos pessoais ou para divulgar produtos, serviços ou acontecimentos ou para comunicar de uma forma mais próxima com o público-alvo. 

 

Atualmente, conta com mais de 1 bilião de utilizadores mensais, dos quais 500 milhões ativos diariamente, e é a rede social com maior taxa de interação. Só aqui, temos uma resposta à pergunta colocada no título deste artigo, mas só isso não explica tudo. 

 

Queres saber mais “porquês” e como utilizar esta ferramenta? Então, continua a ler, porque ainda te vou explicar muitas coisas. 

O que é a interação nas redes sociais?

Conteúdos de interação nas redes sociais são conteúdos que convidam a pessoa que está do outro lado do ecrã a participar de forma ativa numa publicação, que lhe permitem comunicar, de alguma forma, com esse conteúdo.

 

Deixar um like numa publicação, escrever um comentário, guardar ou partilhar na sua própria conta e/ou com amigos, ou responder a algum sticker das stories são alguns exemplos de interação.

 

Este formato de comunicação pode proporcionar uma experiência diferente a cada utilizador e trazer várias respostas diferentes e oportunidades para conheceres melhor os teus seguidores.

 

Cada rede social tem uma forma de medir estas interações, o tão conhecido algoritmo. Neste artigo, não vou aprofundar sobre o funcionamento do algoritmo, mas gostava de deixar uma nota relacionada com o tema que aqui falo.

 

O algoritmo do Instagram considera dois fatores principais relacionados com a interação para avaliar a relevância da tua publicação:
     • Interesse: o algoritmo faz uma análise em tempo real dos posts e prevê o que é mais importante baseado no histórico de cada utilizador. Ou seja, o Instagram percebe qual é o tipo de conteúdo com o qual esta pessoa gosta de interagir e tem interesse.

     • Relacionamento: nesta fase, o Instagram percebe o envolvimento que cada utilizador tem com o perfil que fez a publicação. Isso é medido através da quantidade de interações feitas, como gostos e comentários, num determinado post.

 

É desta forma que consegues desbloquear a taxa de interação e, por sua vez, alcançar mais pessoas.


Mas a interação vai além de ser apenas o utilizador a interagir com as tuas publicações. Para que esta interação seja nutrida e o utilizador sinta que o seu contributo foi valioso, é fundamental que a marca interaja de volta, ou seja, é importante responder ou partilhar a interação do utilizador.


Para criar conteúdos interativos de valor, é preciso personalizá-los de acordo com as tendências e o perfil do teu público-alvo. E para fazer isso, podes e deves testar essas ideias através de vários formatos e utilizando as várias ferramentas oferecidas pelo Instagram, algo que te irei mostrar mais à frente.

Então, quais são os benefícios de interagir nas redes sociais?

Como referi anteriormente, um dos principais benefícios da interação nas redes sociais é a grande melhoria no alcance da marca, pois quanto mais conteúdo é publicado nas redes e mais interações são feitas, mais a marca ganha visibilidade e consegue aumentar o seu público. Marcas que procuram apresentar conteúdos diferentes que envolvem o consumidor, conseguem diferenciar-se em relação a marcas que apresentam apenas conteúdos institucionais ou pouco atrativos, que têm como únicos objetivos a auto promoção ou as vendas. Na verdade, as marcas têm mais sucesso nas vendas se interagirem com o utilizador.

 

Queres saber mais formas para potenciares as tuas vendas nas redes sociais? Descobre tudo neste artigo: Como podes usar as redes sociais para alavancar as tuas vendas.

 

Além de criar um bom relacionamento com o leitor, os outros benefícios da interação nas redes sociais são:
     • Conhecimento amplo da audiência
     • Maior taxa de envolvimento
     • Maior alcance nas publicações orgânicas
     • Aumento no tempo de permanência dos utilizadores em cada conteúdo
     • Possibilidade de um conteúdo se tornar viral
     • Visibilidade conquistada para a marca

 

O principal objetivo para criar conteúdos nas redes sociais é a necessidade crescente de entregar valor através dos conteúdos e conquistar o tempo dos utilizadores do Instagram. Este último objetivo é muito importante, dado que, em média, os utilizadores do Instagram passam cerca de 53 minutos por dia na aplicação. Apostares na interação permite-te fazer parte desses 53 minutos!

Mas como consigo fazer com que o público interaja?

      1.  Observa assuntos sobre os quais o teu público tem mais interesse e personaliza as tuas publicações nesse sentido. Assim, a interação ocorre de forma natural, porque tens a certeza que a tua audiência gosta desse conteúdo.

 

     2.  Utiliza as funcionalidades do Instagram. O Instagram fornece vários recursos que permitem ao utilizador interagir e reagir aos teus conteúdos.

 

     3.  Procura ser criativo na forma como apresentas o conteúdo. Fazer algo de diferente permite-te destacar das restantes marcas e ter mais possibilidades de impactares as pessoas certas. Se às vezes sentes que a tua criatividade não flui, espreita este artigo: Quase 10 desbloqueadores de criatividade.

 

      4.  Interage de volta. Não deixes o teu público sem resposta numa interação, pois isso demonstra que não te importas com o que a pessoa respondeu na interação e é o objetivo contrário de toda esta estratégia.

 

      5.  Analisa todas as interações. Para além de ficares a conhecer como o teu público mais gosta de “falar” contigo, também te permite conhecer os seus interesses e definir estratégias para futuros conteúdos. Com uma comunicação horizontal e mais humanizada, a tua audiência sentirá que faz parte do universo da marca!

Como aplicar a interação de forma prática?

O Instagram possui várias funcionalidades que te permitem criar conteúdos originais. E que melhor forma de demonstrar se não mesmo na prática?

Quizzes

interacoes instagram

Sondagens

interacao instagram

Perguntas

interacao instagram

Reações

interacoes instagram

Ainda tens dúvidas sobre a utilização da interação no Instagram? Vamos ver algumas estatísticas:

 

• O Instagram conta com 1 bilhão de utilizadores ativos por mês
• O Instagram é a rede social com maior envolvimento de utilizadores
• 71% dos utilizadores do Instagram têm menos de 35 anos
• A média diária de utilização do Instagram é de 53 minutos
• 500 milhões de utilizadores usam as stories todos os dias
• 90% dos utilizadores da plataforma seguem pelo menos um perfil comercial
• 83% dos utilizadores do Instagram usam a plataforma para descobrir produtos e serviços
• No Instagram, podes originar interações até 20 vezes mais poderosas do que no Facebook
• O Instagram ajuda 80% dos seus utilizadores a adquirem produtos ou serviços.

 

 

 

 

Fontes:
blog.vxcomunicacao.com.br
oberlo.pt
rockcontent.com
ninho.digital
mafiadomarketing.com.br

Social Media Manager / Copywriter