Atualmente, é no local de trabalho onde podemos verificar, os maiores períodos de tempo passados em comportamento sedentário. Alguns estudos indicam que, em média, trabalhadores deste sector passam 75% do seu tempo de trabalho sentados. Parte deste tempo é acumulado sob a forma de longos períodos sem interrupção, o que, particularmente, pode ser prejudicial à saúde, potenciando o desenvolvimento de um conjunto de problemas entre eles stress, ansiedade, fadiga, lesões, má postura.
Para que percebas a importância, vamos imaginar o seguinte cenário: um colaborador sentado em frente ao computador por um período de 8 horas. De repente ele começa a sentir uma dor nas costas, mexe-se para um lado e para o outro. Ele tenta concentrar-se e continuar a tarefa que estava a realizar, mas a dor persiste e acaba por desfocar-se a ele próprio, perdendo o ritmo e a linha de raciocínio, acabando frustrado. Acaba o horário de trabalho, vai para casa com fadiga e stress acumulado, não conseguindo dormir bem. No outro dia volta para o escritório, cansado, ainda com dor, desanimado e o processo recomeça.
Provavelmente deves estar a pensar que esse colaborador iria faltar, seja para procurar ajuda médica ou fazer um tratamento, ou apenas para repousar. A essa altura, o mesmo já está insatisfeito, já teve um decréscimo na sua produtividade e isso resultará no seu afastamento.
Agora pensa se toda a equipa começar a sentir desconfortos, dores e incômodos. Já que, de alguma forma estão todos no mesmo ambiente de trabalho e expostos aos mesmos riscos. Essas circunstâncias seriam desastrosas e muito prejudiciais ao desempenho geral dos colaboradores e consequentemente resultaria em prejuízos para a empresa.
Quando a LCPA me desafiou a criar este projeto foi com base nestas preocupações que achamos que não são nada, mas que ao longo do tempo levanta chamadas de atenção, é sinal que está na altura de mudarmos alguns hábitos para o nosso próprio bem-estar. Eu só pensei: como é que vou fazer isto resultar no meio de um ambiente laboral? Mas na realidade este programa veio revolucionar o modo como a nossa equipa trabalha.
O programa Mente sã Corpo são foi desenvolvido para ser aplicado no tempo e horário de trabalho, visando à melhoria das condições de saúde, socialização e qualidade de vida, através da prática orientada de exercícios físicos.
As atividades são desenvolvidas 3 vezes por semana num intervalo de 15 min. Os exercícios foram pensados para trabalhar as seguintes áreas: o corpo, a mente, e o nosso estado espiritual. Sendo estes os objetivos principais a serem cuidados diariamente temos exercícios como alongamentos, respiração, meditação, ioga, dança entre outros. Mas aqui há um twist muito interessante, a regra principal é: todos os dias têm de utilizar a nossa bola antisstress!
Pois é, umas das ideias que surgiu foi criar uma espécie de “kit de spa” que fosse prático, rápido e eficaz. Inspirei-me num objeto que por sinal está cientificamente comprovado segundo um estudo que indica que “alunos do 6.º ano ao usarem a bola antisstress tinham maior tendência para se concentrar nas aulas”.
É exatamente esse propósito que queria para a LCPA, que toda a tensão que sentimos nos nossos dias de trabalho com mais stress fosse transportado para a bola, simplesmente apertando-a para aliviar a tensão muscular e ajudar no relaxamento, contribuindo para a abertura da nossa criatividade.
Esta bolas antisstress não auxiliam apenas no alívio do stress, elas também são utilizadas para melhorar a coordenação motora, estimular a circulação sanguínea, e ajuda bastante na meditação. E esta é especial porque tem a nossa linguagem, e, além disso ainda é a protagonista em campeonatos do jogo do mata!
Para a LCPA cria uma maior integração de todos os colaboradores, reduz o índice de absentismo, aumenta reflexão da capacidade de produção e produtividade, diminui os acidentes de trabalho como prevenção de doenças profissionais, é uma boa política de ação de Recursos Humanos, reduz o afastamento dos colaboradores.
Para nós, como equipa e colaboradores, a longo prazo vai nos proporcionar melhorias a nível fisiológico: prevenção de lesões, diminuição de tensões generalizadas, relaxamento, ameniza a fadiga muscular, previne o stress, melhora da nossa postura e melhora de condição da saúde geral.
A nível psicológico reforça a nossa autoestima, aumenta a capacidade de concentração no ambiente de trabalho e valorização do colaborador. A nível social melhora o relacionamento interpessoal, comunicação interna e aumenta a participação ativa nas nossas dinâmicas, no final de contas tudo o que importa é divertirmo-nos.
Quero agradecer a oportunidade deste desafio, pois sinto que contribuiu com valor interno para a nossa equipa, uma vez que o propósito deste programa não era ser um frete para quando o fossem realizar, mas sim uma atividade que passa a ser natural incluir nas nossas rotinas e que seja prazeroso para cada um de nós e nos traga melhorias ao longo do tempo para vivermos melhor e com saúde.
Também espero que este artigo te tenha trazido inspiração para ligares o teu mood de exercício físico na tua vida e que no futuro sejamos um exemplo para empresas de maneira a incluírem esta prática no funcionamento da empresa.
Assistant / Customer Support