Entende porque é que é deves acompanhar as atualizações do Google para potencializar os teus resultados, mas primeiro, familiariza-te com o termo SEO.
Com este artigo, vais perceber como te podes posicionar no mercado e que existem técnicas “milagrosas”, que sendo bem aplicadas te levam ao topo dos resultados!
SEO, significa Search Engine Optimization, o que em português corresponde à Otimização para os Motores de Pesquisa.
No entanto, SEO é muito mais que isso: é uma disciplina que abrange um conjunto de técnicas on-page e off-page, com o objetivo de otimizar a tua visibilidade, organicamente, nos motores de pesquisa.
Para fazer o uso correto das técnicas de SEO, é preciso pensar no que o teu público quer ver e como é que vai fazer as suas pesquisas. A partir daí, ao selecionares todos os termos específicos, possíveis de aparecer nas pesquisas dos teus clientes, vais conseguir ampliar a visibilidade da tua marca e claro, gerar mais tráfego no teu website, aumentar as conversões entre outros KPI’s relevantes.
É também importante monitorizar todo este processo, incluindo, estar a par das atualizações do algoritmo do Google.
Sobre estas atualizações de algoritmo do Google, e sobre as previsões do seu desenvolvimento num futuro próximo, sugiro a leitura do artigo de blogue sobre Multisearch.
Quando pesquisas no Google, quais são os websites que clicas em primeiro lugar? Os que estão na primeira página, correto? E a tua confiança também aumenta nos primeiros resultados da pesquisa? Sabes porquê?! As marcas que aparecem em primeiro, apostam forte em SEO.
Dificilmente irás entrar na segunda ou terceira página do Google, porque até lá, a tua necessidade provavelmente já estará satisfeita.
• Comportamento do utilizador: é necessário definir um público-alvo para compreender qual é o seu comportamento no digital, perceber quais as estratégias que podem ser implementadas para chegar a este tipo de persona que nos interessa mais como cliente e valorizar, acima de tudo, a sua experiência enquanto utilizador.
• Relevância e pertinência do conteúdo: aqui entram os fatores on-page, que se relacionam com a qualidade do conteúdo da página para poder posicioná-los.
• Autoridade da página: Quanto mais popular for a tua página, mais será valorizada no volume de pesquisas.
Primeiro é conveniente formar uma lista com os termos mais recorrentes em cada etapa do funil de vendas e depois podes tirar ideias no Google Keyword Planner, Google Search Console ou Ubersuggest, por exemplo, para hierarquizar as palavras (keywords) com melhor potencial para o posicionamento do teu website.
Para melhorar o teu SEO, deves incluir as tuas keywords estrategicamente, para existir uma maior probabilidade de aparecerem nas pesquisas dos utilizadores.
Como tal, é recomendado aparecerem nas meta descriptions (descrição que aparece no Google); no URL; no SEO title (título que vai aparecer nas pesquisas) e no title tag (títulos internos da página).
Para além disso, para um melhor SEO on-page, é importante calcularmos a densidade de cada keyword, para perceber a relevância do conteúdo e aumentar a probabilidade de aparecer como primeiros resultados no Google. A ferramenta Rank Math vai ajudar-te nesta etapa.
A resposta é: pode! Uma alteração do algoritmo principal do Google pode modificar os resultados de pesquisa, melhorando ou piorando o posicionamento das páginas.
Deves acompanhar estas alterações, porque as mesmas podem justificar o facto das tuas páginas terem menor classificação e descerem no posicionamento.
Nem sempre é fácil detetar tudo isto, por isso, quando ocorrem num campo de grande dimensão e impactam os profissionais do digital, a novidade tende a ser anunciada, como aconteceu, recentemente, no dia 12 de setembro.
Para finalizar, já te questionaste porque é que a tua página não aparece em primeiro lugar no volume de pesquisas do Google?
Então reflete sobre estas perguntas:
– O conteúdo que apresentas fornece valor substancial, quando comparado com outras páginas nos resultados de pesquisa?
– Serves genuinamente o interesse de quem visita a tua página, ou apenas tentas adivinhar o que poderá ser melhor no volume de pesquisas?
Serve com excelência e enquadra-te de acordo com métricas reais e vais verificar que os resultados começarão a subir!
Social Media Manager / Copywriter