A 12.ª Edição dos Prémios Design Meios & Publicidade já tem vencedores

Na passada segunda-feira, dia 26 de setembro, foram divulgados os vencedores da 12.ª edição dos Prémios Design Meios e Publicidade. O Grande Prémio foi entregue ao projeto Cadáver Esquisito, desenvolvido pela agência DeadinBeirute e a VMLY&R foi eleita Agência do Ano.

premio design meios e publicidade

Os Prémios Design, promovidos pelos jornal Meios & Publicidade, visam premiar os melhores trabalhos de design portugueses que, a título individual ou integrados em empresas, tenham sido apresentados em Portugal ou no exterior.


O concurso é composto por 48 categorias e é, normalmente, atribuído apenas um prémio por cada uma. Além destes, existe o Grande Prémio, entregue ao melhor trabalho apresentado em concurso e o prémio de Agência do Ano ou Designer do Ano, entregue ao atelier/agência ou designer a título individual mais premiado. 

Na edição de 2022 o Grande Prémio foi atribuído ao projeto Cadáver Esquisito — uma cerveja literária que pode ser bebida e lida, criado pela agência portuguesa DeadinBeirute. As 6 garrafas, que fazem parte deste projeto, possuem um triplo rótulo onde se pode ler um conto e ver ilustrações correspondentes. Os textos e as imagens foram também compilados num livro.

Este projeto conta com a participação de escritores como João Paulo Cotrim, Valério Romão, Afonso Cruz, Luís Afonso, Luís Carmelo e Paulo José Miranda, do ilustrador Nuno Saraiva e do mestre cervejeiro João Brazão.

O prémio de Agência do Ano foi atribuído à agência VMLY&R, que contou com a premiação na categoria de Branding, Projetos Integrados, Motion Graphics e na categoria de Mercados Internacionais. A agência obteve ainda menções honrosas com os projetos FIBA World Cup 2023, FIBA EuroBasket 2022 e UEFA Euro 2024.