Já não é novidade que a LCPA foca a sua cultura organizacional nos colaboradores que formam esta empresa e que fazem acontecer todos os dias, uma vez que, o clima laboral é um grande determinante da produtividade e o sentimento de pertença de um grupo aumenta, ainda mais, a boa dinâmica entre todos.
Todos nós passamos por fases nas quais nos sentimos desmotivados, cansados e sem vontade de produzir e ir para o escritório, pois com a rotina pode tornar-se desgastante. Por isso, o team building é uma ótima alternativa para tentar amenizar esses sentimentos.
Embora todos saibamos que somos tecnicamente parte de uma equipa, que estamos a trabalhar para atingir objetivos e para manter a empresa a funcionar, os programas de team building e os desafios colocados por este tipo de atividades colocam um novo conceito de trabalho em equipa. A ideia é tirar as pessoas das suas zonas de conforto, dando a conhecer outras facetas pessoais, partilhando outros interesses e capacidades que no quotidiano não são evidenciadas, criando o ambiente perfeito para construir pontes entre departamentos e áreas do negócio/empresa que trabalham paralelamente. É uma excelente maneira de conhecer melhor os estilos de trabalho e os pontos fortes dos colaboradores e, mais importante, aprender como aproveitar essas informações.
Vamos dar-te 8 razões pelas quais deves investir em atividades de team building:
A cultura organizacional é o reflexo dos valores, ações e comportamentos das pessoas que trabalham na empresa.
Exatamente por isso é que é tão importante investir em práticas que tornem o clima organizacional mais agradável, colaborativo e interessante para os colaboradores. Promover atividades de team building é uma das formas de construir e melhorar a cultura de uma empresa de forma prática.
Atividades de grupo têm o poder de aumentar a motivação e a produtividade dos colaboradores. Isto porque sair da rotina faz com que os colaboradores se sintam mais relaxados e ganhem energia para enfrentar os próximos desafios no trabalho. É exatamente aí que entram as atividades de team building.
Estas atividades permitem que os colaboradores saiam do modo “automático de trabalho” e socializem entre eles. Tudo isto é extremamente positivo para o desempenho de um colaborador que, no fim do dia, tende a sentir-se bem mais motivado para produzir mais e melhor.
Os team buildings ajudam a identificar problemas, especialmente quando o desafio é diferente do que encontramos no dia-a-dia do escritório e quando o único modo de comunicação é verbal.
Sabemos que as pessoas possuem perfis comportamentais, e o Team Building é um ótimo instrumento para desenvolver e ganhar novas habilidades, como a liderança, comunicação, rigor e velocidade, que irão contribuir tanto para a evolução pessoal como profissional.
Desta forma, a interação e a comunicação entre os colaboradores aumenta, o que gera a procura por resultados em conjunto, e fortalece os valores da empresa dentro de cada um, promovendo a produtividade e harmonia entre os colaboradores.
A confiança é um ponto suscetível de ser discutido, por ser algo que se merece e se conquista. É por isso que os exercícios de team building são uma ótima maneira de construir confiança, uma vez que condensam este processo em poucas horas, recorrendo a atividades intensas. Isto é extremamente benéfico para equipas recém-formadas, para grupos interfuncionais que não confiam regularmente uns nos outros ou, ainda, para equipas remotas que não partilham o mesmo espaço físico de trabalho. A confiança promove o trabalho entre os colaboradores e é um grande contributo para a satisfação dos mesmos, capaz de alterar a cultura de uma empresa, originando empresas mais felizes.
No trabalho, especialmente em departamentos criativos, é comum a sensação de queda na rotina, perdendo assim a inspiração necessária. “Mudar de ares”, pode ser muito útil para que a roda criativa volte a girar! Daí que a participação em exercícios deste tipo possa ser importante para recuperar uma nova visão das coisas, isto sem mencionar os benefícios de sair do escritório e desanuviar a cabeça.
Colaboradores felizes e motivados dificilmente querem deixar o trabalho. Hoje em dia, estudos apontam que os trabalhadores valorizam muito mais do que o salário que recebem no fim do mês. Cada vez mais, o salário emocional é tido em consideração. Sendo assim, atividades divertidas de team building e que tornam o dia a dia dos colaboradores mais leve, são vistas como benefícios importantes no saldo do salário emocional.
A felicidade corporativa é outro aspeto que cada vez mais é avaliado pelos colaboradores que trabalham nas empresas e potenciais candidatos.
Investir em atividades voltadas para o bem-estar dos colaboradores mostra que a empresa importa-se com a sua equipa. Isto é fundamental para a construção da imagem que os colaboradores e potenciais candidatos têm da empresa e pode definir os seus resultados.O team building acaba por ser, portanto, uma estratégia para o employer branding da empresa, o que vai ajudar a empresa a construir e desenvolver o conjunto de valores que as pessoas que nela trabalham entendem que define a marca.
Há razões menos elaboradas para sermos levados a participar em atividades de team building, como é o exemplo do divertimento e/ou a celebração de um objetivo alcançado ou de uma data especial. Por isso, também pode ser considerado uma excelente ferramenta para desabafar, alegrar os ânimos e tirar a mente dos problemas diários.
Na LCPA a prática de team building é consistente desde 2018 e por isso, não podia deixar de referir alguns exemplos que são implementados e que até agora só têm vindo a melhorar, cada vez mais, a nossa dinâmica enquanto equipa.
Team Breakfast – esta atividade, para muitos pode ser vista como apenas um pequeno almoço mas, é muito mais do que isso! Trata-se de um acontecimento que ocorre uma vez por mês, no qual toda a nossa equipa se reúne para tomar o pequeno almoço e passar tempo de qualidade juntos, conversando e partilhando coisas comuns do seu dia a dia, o que, na rotina normal, não acontece. Para além disso, um membro da equipa desenvolve uma dinâmica para este dia, como por exemplo um jogo mas pode ser outra atividade, a criatividade aqui não tem limites.
Atividades desportivas – este ano, tivemos a oportunidade de participar numa atividade no âmbito dos desportos náuticos, nomeadamente vela.
Amigo Secreto – uma prática que nunca falha, especialmente no Natal! O objetivo é oferecer um presente a um membro da equipa, que nos é atribuído através de um sorteio. Esta atividade, acaba por promover o relacionamento e a proximidade entre todos, uma vez que existe a probabilidade de nos calhar um colega que nos relacionamos menos no dia a dia e que, por isso, até nem conhecemos assim tão bem… o que irá mudar certamente com esta dinâmica!
Jantares temáticos – esta atividade procura puxar pela nossa criatividade nos mais diversos temas, além do convívio que pretende proporcionar. Até agora já se realizaram dois jantares, o primeiro dedicado ao tema das cores, onde cada membro da equipa esteve vestido a rigor de uma cor e teve de preparar uma seleção de comida a condizer. Mais recentemente tivemos o jantar de Halloween, no qual houve diferentes disfarces alusivos ao tema e também uma ementa a rigor.
Espero que depois de lerem este artigo, tenham retirado todas as dúvidas sobre o tema e que vos tenha inspirado no sentido de que este é e deverá ser o futuro das empresas relativamente à sua visão sobre os Recursos Humanos. Penso que esta medida deveria ser aplicada nas empresas como uma implementação de grande valor e importância de modo a transformar o modelo de cultura tradicional, uma vez que a mesma ainda está muito incutida no mercado de trabalho atual acabando por ser desvalorizado, pois são as pessoas que fazem as empresas alavancar e este valor terá de se educar para uma equipa consistente, motivada e estável.
Assistant | Customer Support