A jornada de compra dos consumidores, ou o conhecido funil de vendas, tem vindo a sofrer alterações ao longo dos anos, conforme já abordei num dos meus artigos anteriores, que podes rever aqui.
Este ano, fizeram-se notar novas alterações a esta jornada, segundo a Think With Google, 26% dos consumidores já começaram a fazer as compras de final de ano e isso inclui efetuar compras, procurar inspirar-se para tomar a decisão final, ou até mesmo iniciar uma lista de presentes.
Apesar desta antecipação, a possibilidade de orçamento dos consumidores está mais baixa e por isso, as pesquisas rondam os termos “bom” e “barato”, tendo um crescimento de 40% relativamente ao ano anterior.
Hoje, analiso convosco alguns aspetos da jornada de compra em contextos específicos.
A consequência desta antecipação, tem a ver com o impacto que a pandemia nos deixou, ou seja, a oscilação de preços e da disponibilidade de produtos, que fazem com que os consumidores tenham o hábito de pesquisa mais recorrente. Deste modo, procuram a melhor oferta, de acordo com o que estão dispostos a despender.
De acordo com dados da Retail Drive, 83% dos consumidores salientaram o aumento no preço dos produtos, comparando com o ano anterior.
O que é esperado pelo consumidor, além dos descontos, são: a oferta de portes e entrega rápida, bem como a facilidade de troca e devolução. Estes fatores são importantes no momento de escolha da melhor oferta. Ainda de acordo com a Think With Google, 75% dos utilizadores digitais privilegiam as empresas que oferecem entregas grátis.
Efetivamente, os consumidores já começaram as pesquisas para as compras no final de ano, no entanto, os consumidores que ainda não realizaram a sua primeira compra, estão à espera da oferta ideal e aproveitam para procurar ideias.
A pesquisa tem sido multicanal, daí o próprio Google estar a apostar na pesquisa multisearch, que podes saber mais consultando um dos artigos do Pedro sobre este tema Vem aí o Multisearch: uma nova maneira de fazer perguntas ao Google usando texto e imagens, uma vez que, os consumidores, para tomarem uma decisão, recorrem a motores de pesquisa, assistem a vídeos e percorrem as redes sociais.
Os consumidores pretendem, cada vez mais, encontrar fotos reais do produto e entender a utilidade do mesmo para garantir que fazem a escolha certa. Por isso, é relevante para as marcas gerar conteúdos orgânicos e representar fielmente os seus produtos.
A expectativa do público é que a Black Friday traga tantos descontos este ano, como no ano passado e aguardam esse período de tempo para realizar, tanto as compras que pretendiam fazer ao longo do ano, como para adiantar a compra de alguns presentes.
Após a Black Friday, é essencial “agarrar” o cliente, de forma a este ter mais motivos para regressar e, por isso, regalias como um cupão de desconto na próxima compra ou um cashback são pequenos pormenores que fazem toda a diferença na confiança e fidelização do mesmo.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes, por isso, é fundamental acompanhar a jornada de compra dos mesmos, para perceber a melhor forma de agir em conformidade com o que procuram, bem como recompensar os mesmos, para que tornem a escolher a mesma marca e para que se sintam totalmente realizados.
Social Media Manager / Copywriter