O marketing digital é uma das soluções para o atual panorama industrial, que tem vindo a mudar completamente e a alterar a forma como consumimos informação. A internet e as soluções digitais que surgem a cada dia permitem manter o crescimento do alcance e do impacto dos negócios de forma exponencial.
E como podes fazer isso? Ao investir numa estratégia de marketing digital.
Se ainda não sabes porque o deves fazer, neste artigo deixamos-te 5 motivos.
Talvez já tenhas ouvido dizer que a decisão de compra está cada vez mais nas mãos do consumidor. E é verdade.
Se queres descobrir mais sobre a jornada do consumidor podes ler este artigo: Alterações na jornada de compra do consumidor
A internet permite dar e ter acesso a opiniões, avaliações e outras informações sobre os produtos ou serviços antes de fazer qualquer compra ou investimento.
Informações sobre produtos deixaram de ser de acesso único das empresas e dos vendedores, e passaram a ser do consumidor, permitindo que as pessoas cheguem a uma loja já com o conhecimento do produto que querem comprar.
É aqui que entram as estratégias de marketing digital, como SEO (Search Engine Optimization), email marketing, redes sociais, entre outras.
A maioria das vezes, as pessoas procuram informações sobre produtos ou serviços específicos e, às vezes, nem elas sabem exatamente do que precisam, mas tu podes ter a solução. O que o consumidor procura é resolver o seu problema e o produto ou serviço é apenas a etapa final deste processo.
No artigo Uma nova perspetiva do funil de vendas podes descobrir mais sobre todas as etapas de compra do consumidor.
Por isso, também é necessário criar valor para a tua audiência e responder às suas dúvidas antes mesmo que ela saiba a solução.
Uma das técnicas usadas dentro do marketing digital para suprimir esta procura é o Marketing de Conteúdo, que consiste em produzir materiais para educar, informar ou entreter o teu futuro cliente para seres uma referência na área.
Uma das grandes valências do marketing digital é a possibilidade que te dá de segmentar as tuas campanhas, direcionando-as ao público-alvo que precisas de alcançar, causando um melhor impacto. O que te ajuda a economizar recursos e a obter um melhor retorno.
Ao contrário do marketing tradicional, em que muitas vezes é impossível segmentar de forma exata a tua audiência, o marketing digital permite-te obter um nível de segmentação do teu público muito mais preciso, para que consigas vender o teu serviço/produto às pessoas certas.
Através desta ferramenta consegues monitorizar a atividade dos utilizadores na internet, como os seus hábitos de consumo, as suas preferências e gostos pessoais, a sua carreira profissional ou até os desafios da pessoa no momento, permitido-te criar a tua persona ideal, para segmentar de forma bem específica as pessoas para quem queres anunciar um produto, serviço ou conteúdo.
Após lançares as tuas campanhas digitais consegues analisar o desempenho e obter várias estatísticas, que te permitem saber se a campanha foi ou não bem sucedida e, com isso, promover as mudanças necessárias.
O marketing digital permite-te analisar com muita mais precisão a tua audiência e quais são os seus gostos e preferências. Da mesma forma, consegues também monitorizar com precisão os resultados das ações.
O preço para fazer o marketing tradicional está gradualmente a aumentar e tem, por norma, custos fixos. O custo de anúncios de televisão, rádio e media impressa são mais elevados e a capacidade de medir de forma clara se o investimento está a dar retorno é muito limitada.
Já no marketing digital, embora exija um mínimo de investimento, este pode ser muito mais baixo do que o marketing tradicional e o valor pode variar de acordo com o budget que tens disponível para fazer o investimento.
Encontrar o ROI de cada campanha, que te é fornecido através de estatísticas de uma campanha ou ação, é essencial para otimizar os investimentos que te trarão mais retorno.
Investir em Marketing Digital vai ajudar-te a promover os teus produtos ou serviços em várias plataformas disponíveis no ambiente digital.
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