A insígnia Sonae totalizou um investimento, a preços de tabela, na ordem dos 343,7 milhões de euros. Já a Fuel e a Carat lideram, segundo dados da MediaMonitor, o investimento publicitário movimentado por agências criativas e agências de meios entre janeiro e outubro.
Na segunda posição entre os anunciantes surge a Unilever FIMA, tendo investido até outubro cerca de 322,5 milhões de euros, segundo valores a preços de tabela do ranking compilado pela Marktest. Com 321,1 milhões de euros investidos entre janeiro e outubro deste ano, a NOS encerra o top 3. Altice e Lidl, com investimentos na ordem dos 313,2 milhões e 255,7 milhões de euros, completam o lote das cinco marcas com maior presença em meios este ano numa altura em que faltam apenas dois meses para fechar as contas de 2022.
A agência de meios que movimentou maior volume de investimento publicitário, foi a Carat. A agência da Dentsu foi responsável por um investimento na ordem dos 1,32 mil milhões de euros, a preços de tabela. A segunda posição é ocupada pela Arena Media com um investimento de 1,16 mil milhões de euros, seguida pela OMD, que encerra o período compreendido entre janeiro e outubro com 1,04 mil milhões de euros.
Entre as agências criativas, no mesmo período, a liderança pertence à Fuel, responsável por uma presença em meios avaliada em 661,3 milhões de euros, a preços de tabela. Seguem-se a Havas, do mesmo grupo, com 511,3 milhões, e a Partners, com 494,9 milhões). A completar as cinco primeiras posições estão a VMLY&R (479,3 milhões) e a agência portuguesa O Escritório (448,4 milhões).
Analisando isoladamente os dados do último mês, o primeiro lugar entre os anunciantes pertenceu também ao Continente (39,6 milhões de euros a preços de tabela). Do lado das agências de meios, tal como entre as agências criativas, não há alterações relativamente aos primeiros 10 meses do ano.