Gestão de Redes Sociais: o que é, como funciona e para quem é?

Muitos de nós questionamo-nos, por vezes, sobre qual a importância das redes sociais para a nossa marca/negócio, mas também sobre qual o papel da gestão das redes sociais neste contexto, correto? 

 

Posto isto, o que vos proponho neste artigo é que possamos esclarecer qual o papel das redes sociais e da gestão de redes sociais para o crescimento e sucesso da tua marca. Vamos lá?

 

gestão de redes sociais

Há 5 milhões de portugueses que acedem regularmente à Internet e mais de 2 milhões têm conta numa, ou em mais do que uma, rede social. Cerca de 87% deles estão sempre on-line ou ligam-se, pelo menos, uma vez por dia.

 

Quase 70%, dos que usam as redes sociais, gostam de páginas de marcas e empresas no Facebook e 41% até admitem que melhoraram a opinião que tinham sobre as marcas após as começarem a seguir.

Segundo dados da Businessweek, as empresas que apostam nas redes sociais têm um crescimento de 24% em relação às que apostam pouco ou nada. Um bom ponto de reflexão para iniciarmos este tema, não é?

 

É por isto que, a gestão de redes sociais é uma necessidade de todas as marcas. É através das redes sociais que conheces melhor o teu público e consegues, entre outras coisas, melhorar a produção de conteúdos, compreender a forma como o teu público se relaciona com os diferentes conteúdos e assim, melhorar o relacionamento com a tua audiência, tornando-o mais próximo.

O que é a gestão de redes sociais?

A gestão de redes sociais é o processo de gerir a presença online de uma marca nas diversas plataformas sociais, como Facebook, YouTube, LinkedIn, Instagram, Twitter, Tik Tok, entre outras.

 

Gerir redes sociais é muito mais do que publicar apenas conteúdos em cada uma das redes sociais. É necessário desenvolver uma estratégia de gestão de redes sociais estruturada, que vai desde a criação, publicação de conteúdo até análises e relatórios.

Como funciona a gestão de redes sociais?

O facto de uma marca ter presença nas redes sociais, por si só, já não é um fator diferenciador. Para que ela se destaque e consiga impactar a tua audiência é necessário tirar o melhor partido das redes sociais enquanto ferramenta de marketing digital. Com esta consciência, são muitas as marcas que decidem criar os seus perfis nas redes sociais, convictos de que isso os aproximará do seu público, mas muitas acabam por fazê-lo sem nenhuma estratégia definida e sem saber muito bem como fazer a gestão adequada das redes sociais. 

 

Neste sentido, existem questões frequentes que se colocam no que respeita à gestão de redes sociais, tais como: 

    • Quais as redes sociais em que devo estar presente? 

    • A marca deve optar pelo tom de voz mais formal ou mais descontraído? 

    • Qual a frequência ideal de publicação? 

    • Qual ou quais são os posicionamentos mais adequados?

    • Quais as métricas mais importantes que devem ser analisadas?

    • Qual a melhor interação para a minha audiência? 

    • Entre muitas outras questões.

 

Assim, quando se decide ativar e realizar a gestão das redes sociais de uma marca, existem vários aspetos essenciais. Será necessário criar conteúdo de forma regular e 100% personalizado de acordo com a identidade da tua marca. 

 

Os conteúdos desenvolvidos e publicados devem ter vários objetivos, nomeadamente:

     • Comunicar o teu trabalho; 

     • Impulsionar as tuas vendas; 

     • Aumentar o awareness; 

     • Criar uma maior ligação autêntica e de proximidade com a tua audiência de forma a potenciar a possibilidade de transformar os teus seguidores em clientes, e que estes, ao longo do tempo, com o continuar da nutrição através dos conteúdos publicados nas redes sociais, possam tornar-se clientes fidelizados.

Como iniciar a gestão de redes sociais?

Para se iniciar a gestão das redes sociais é fundamental que seja feita uma análise de quais as redes sociais mais adequadas à tua marca, aperfeiçoar a tua presença em cada uma das redes sociais em que a marca já se encontra presente e criar as que ainda não existam, mas que façam sentido marcar presença.

 

Em seguida é indispensável que se faça uma análise do público de cada rede social, para definir objectivos para cada uma delas e criar uma estratégia de conteúdos com base na audiência de cada rede social. Desta forma garantes uma maior adequação dos conteúdos e aumentas a probabilidade de engajamento da audiência com os mesmos.

 

Também é necessário implementar a estratégia definida e, mais importante ainda, medir a sua eficácia. Esta é medida através da análise contínua dos resultados obtidos com os conteúdos publicados, espelhados através das métricas de cada uma das redes sociais, que te permitem criar conteúdos cada vez mais eficazes!

Por que é importante fazer uma boa gestão de redes sociais?

É muito importante fazer uma boa gestão das redes sociais porque, atualmente, estas são uma das principais ferramentas que podem ser utilizadas para interagir com o teu público.

 

Abaixo dou-te 4 razões para que comeces a fazer gestão das tuas redes sociais agora mesmo!

 

1 – As redes sociais funcionam como uma montra do teu negócio
Através delas abres espaço para que as pessoas conheçam melhor o teu trabalho. Podes, por exemplo, divulgar melhor os teus produtos ou serviços. Contudo, é necessário ter atenção, pois tal como o nome indica, as redes são sociais e não é suposto entregar somente, ou na sua maioria, conteúdo sobre os teus produtos ou serviços.

 

2 – Alcanças mais pessoas
As redes sociais conectam a tua marca a utilizadores das redes sociais de todo o mundo. Ao escolheres a rede social que mais “conversa” com a tua persona, este alcance torna-se ainda mais relevante.

 

3 – O teu branding torna-se mais relevante
A gestão estratégica das redes sociais, através da publicação dos conteúdos corretos para o teu público, permite criar impacto na tua audiência e gerar notoriedade, levando a que a tua marca se distinga junto da concorrência.

 

4 – É uma estratégia de baixo custo
No que toca ao marketing digital, iniciar com a gestão de redes sociais é a estratégia mais económica, além de ser fundamental para a expansão da estratégia de marketing digital.

Para quem é a gestão de redes sociais?

A gestão de redes sociais é para todos os que têm uma marca/negócio e que pretendem fazê-la crescer e ter mais sucesso. No panorama atual, a gestão das redes sociais pode considerar-se uma necessidade de qualquer marca e não apenas uma opção.

 

Todas as grandes marcas o fazem, mas a gestão de redes sociais não é exclusivamente necessária ou importante apenas para estas. É para as micro, pequenas e médias empresas que esta ferramenta se torna essencial!

 

Contudo, é aqui que surge uma das principais questões na mente dos empreendedores/empresários… “Com tudo o que envolve uma boa gestão das redes sociais, se vou dedicar-me a isto, quem é que se dedica aos outros aspetos do meu negócio?”. E, é aí que te posso ajudar!

 

Podes procurar um parceiro que possa colaborar contigo. Encontra uma agência de comunicação especializada na gestão de redes sociais, como a nossa LCPA, que garanta a correta execução estratégica de modo a garantir o sucesso, crescimento e expansão da tua marca.

 

Recomendo que procures um parceiro que contemple no seu serviço de gestão de redes sociais aspetos como:
    • Análise inicial aprofundada às tuas redes sociais e, caso não existam, quais as mais adequadas ao teu negócio
    • Análise pormenorizada do teu público potencial
    • Um gestor dedicado à tua marca
    • Otimização dos perfis nas redes sociais
    • Criação e atualização de capas de destaque para as redes sociais
    • Captação de conteúdos para os vários formatos de publicação
    • Pesquisa das melhores hashtags,
    • Criação total de conteúdos (imagem/design, copy, hashtags)
    • Publicação dos conteúdos em cada uma das redes sociais
    • Exploração assídua da interação com a tua audiência
    • Resposta a mensagens e comentários
    • Análise periódica das métricas com os resultados obtidos, se não o mais importante, pois só assim poderão melhorar e ter uma gestão de redes sociais cada vez mais eficaz.

 

Resumidamente, encontra o parceiro ideal para gestão das redes sociais, que faça realmente acontecer e liberta o teu tempo e responsabilidade sobre este tema para te focares no que realmente precisa da tua energia.

 

 

A gestão de redes sociais é um trabalho especializado, de grande importância e de forte impacto para as marcas, independentemente da sua dimensão, mercado ou público.

 

Os negócios são feitos de pessoas para pessoas e nesse sentido, a comunicação através das redes sociais é um canal privilegiado para construíres uma relação de confiança com as tuas pessoas.

 

Portanto, se tens uma marca/negócio, seja online, físico ou ambos, não fiques para trás!

CEO / Digital Marketing Specialist