SOSTAC: Método para definires uma estratégia de Marketing

O Marketing Digital é uma realidade cada vez mais presente nas organizações e por isso, existe uma necessidade acrescida de planear estratégias para que possam existir fatores diferenciadores e competitividade. Para perceberes a importância de investir em Marketing Digital, lê o nosso artigo em que te damos 5 motivos para o fazeres, aqui.

O modelo proposto por Chaffey e Smith, em 2012, corresponde a um modelo de planeamento de Marketing Digital que cumpre o seguimento de 6 passos, que envolvem uma análise da Situação, Objetivos, Estratégia, Tática, Ação e Controlo (SOSTAC).

 

Para implementares esta estratégia no teu negócio, verifica os passos que deves seguir:

Onde é que a empresa se encontra?

É necessário analisar e avaliar em que ponto é que a empresa está, isto é, verificar a performance, de acordo com vários indicadores: gestão das redes sociais, tráfego do website, SEO-Off page, efetuar um estudo do consumidor, realizar uma análise SWOT e um estudo de mercado para verificar as tendências, bem como analisar a concorrência.

Onde queres chegar?

A definição de objetivos, passa por onde a empresa quer chegar e é fundamental identificar os valores e a missão da mesma.

 

Os objetivos devem ser SMART (specific, measurable, achievable, realistic, timely), específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e organizados com prazos. Deves também delinear os 5 S’ (sell, serve, sizzle, speak, save): sell – definir qual o alvo de compra e retenção; serve – identificar quais são as necessidades dos consumidores a satisfazer; sizzle – descobrir de que forma é que podes manter o cliente interessado no website e por quanto tempo é que passa no mesmo; speak – cativar os consumidores, através do diálogo e por último, save – quantificar os ganhos obtidos.

Como chegar aos objetivos?

A estratégia baseia-se na forma como será definido o posicionamento da marca e como adequar a comunicação ao público-alvo.

 

Deves criar uma proposta de valor enquadrada ao contexto online e procurar uma sequência, para que exista credibilidade dentro do planeamento.

Que táticas podes utilizar?

Em relação ao plano tático, deves estabelecer os detalhes da estratégia e utilizar ferramentas de comunicação digital, o que inclui detalhes aprofundados sobre o marketing mix e os ideais do Customer Relationship Management.

 

Define a mensagem a transmitir, bem como o tom da comunicação e a forma como vais interagir com os clientes nos multicanais de comunicação.

 

Para uma boa gestão do teu plano, deves considerar qual é o orçamento e recursos disponíveis.

Quais são as ações que devem ser tomadas?

A ação representa a forma de colocar o plano em prática, através dos processos de trabalho.

 

Por cada tarefa, é necessário existir responsabilidade, ou seja, estas devem ser geridas da melhor forma, como a definição de timings de campanhas, a análise de estatísticas e métricas, bem como outros indicadores.

Como fazer a gestão do processo?

O controlo é um fator extremamente importante, porque os KPI’s que foram definidos numa fase inicial, devem ser medidos e monitorizados da melhor forma, ao longo do tempo.

 

Deves analisar os dados periodicamente, estar atualizado e trazer novos inputs que sejam relevantes para a empresa e lembra-te, apenas vais conseguir gerir o que é possível medir.

 

Todo este processo é contínuo e faz parte detetar situações que não estão a acontecer como planeadas e quando isso acontece, aplica a solução que irá melhorar a estratégia e trazer os melhores resultados.

Copywriter / Social Media Manager