M&Ms afasta as personagens animadas da sua comunicação nos Estados Unidos

A marca M&Ms, da Mars, anunciou esta semana que as famosas personagens coloridas da marca estão afastadas da sua comunicação por tempo indeterminado. Esta decisão advém da controvérsia gerada por uma campanha nos Estados Unidos, que apelava à diversidade e inclusão.

No ano passado, a marca apresentou uma campanha protagonizada pelos doces “femininos” – um M&M’s castanho, um verde e o roxo. Intitulada de #flipthestatusquo, a ação anunciava o lançamento de uma edição especial de M&M’s em que uma parcela do lucro seria destinada ao apoio de mulheres na indústria criativa.

 

Contudo, a publicidade não foi bem recebida por alguns. A polémica criada em torno da apresentação das personagens femininas foi fomentada por nomes como Tucker Carlson, jornalista e apresentador da Fox News. Ele apontou que uma das personagens seria lésbica, enquanto caracterizou outra de “obesa”. Já o influenciador Nick Adams classificou a campanha como uma forma de sexismo, dizendo ainda que “a masculinidade está sob ataque”.

 

Além disso, a marca anunciou a substituição dos porta-vozes fictícios das personagens pela atriz Maya Rudolph. A Mars declara que “está orgulhosa de apresentar uma porta-voz com quem a America possa concordar”. O comunicado realizado pela mesma afirma que Rudolph defenderá o poder da diversão para criar um mundo onde se sintam incluídos.incluidos. 

 

Esta mudança inesperada deixou muitos amantes da marca revoltados e já se fala que esta pode ter sido uma jogada de marketing bastante arriscada para o anúncio da Super Bowl deste ano.