fbpx

Reels: uma estratégia para chegares a mais pessoas nas redes sociais

Já alguma vez publicaste um reels? Viste a quantas pessoas chegou e as interações que tiveste, como, por exemplo, likes e comentários? Com certeza foram mais do que as restantes publicações. E, se ainda não publicaste, fica já o desafio! Basta criares algo simples até 10 segundos.

 

Como já percebeste, hoje, venho falar-te de reels como uma ferramenta estratégica para chegares a mais pessoas nas tuas redes sociais. 

 

Tens interesse em saber como funcionam? Então faz scroll down e continua a ler!

O que são reels?

Reels são vídeos curtos do Instagram, com um formato ideal de 1080 por 1920 pixeis, podendo ter até 90 segundos de duração e que por norma possuem um conteúdo predominantemente divertido, humorístico, alegre e espontâneo. Mas atenção! O teu reels pode ser tudo isto e ser ainda profissional, permitindo-te criar uma maior ligação com o teu público e mostrares o teu negócio de forma mais apelativa a potenciais clientes. 

 

O reels permite utilizar um catálogo de músicas que se encontra disponível em duas versões, as músicas comerciais em contas pessoais e de criação de conteúdos e o catálogo de músicas sem direitos de autor. Existe ainda um catálogo de áudios originais introduzidos por todos os utilizadores. 

Além disso, os reels também te permitem utilizar alguns stickers, como os GIFs, sondagens, quizzes, emojis deslizantes e ainda o sticker “add yours”. 

 

Podes gravar e editar o reels diretamente na app do Instagram. Tens diversas funcionalidades que te permitem, por exemplo, adicionar efeitos, colocar transições, adicionar texto e muitas outras coisas que podes explorar para tornar os teus vídeos mais dinâmicos.

 

Como este formato do Instagram é o mais recente da app, o interesse da rede social é que tenha mais alcance, para assim se tornar mais relevante. Isto faz com que o algoritmo do Instagram trabalhe no sentido de dar prioridade a conteúdos publicados em reels, fazendo com que o mesmo chegue a mais pessoas, comparativamente a um post de feed, por exemplo. Assim, o algoritmo do Instagram vai dar mais importância às contas que se  focarem em publicar reels, uma vez que estarão a colaborar com os objetivos da rede social. 

O poder do conteúdo em vídeo

Os vídeos são o formato com melhor desempenho nas redes sociais, ou seja, vão ter tendência para gerar mais visualizações, interações e respostas do que qualquer outro formato de conteúdo. 

Para confirmar isto, abaixo podes encontrar algumas métricas divulgadas pelas várias redes sociais sobre os formatos de conteúdo em vídeo:

• Os twittes com vídeo geram dez vezes mais interação e os twittes promovidos custam 50% menos por engajamento.

• No LinkedIn há 20 vezes mais probabilidade dos utilizadores repartilharem um vídeo na plataforma do que outros tipos de post.

• As compras no Pinterest têm uma probabilidade de aumentar cerca de 2,6 vezes após visualizar o conteúdo de vídeo de uma marca na plataforma.

• Segundo uma pesquisa realizada pela Mention — especialista em diferentes tipos de análise na web e nas redes sociais —, o conteúdo em vídeo é a melhor forma de criar o envolvimento do público no Instagram. Na pesquisa realizada, as publicações em vídeo produzem uma média de 150 comentários, já as publicações com imagens geram apenas uma média de 65 comentários e em formato carrossel, uma média de 80 comentários.

Os vídeos são uma ótima forma de tornar as informações que queres transmitir mais didáticas e abordar questões complexas sem que pareça aborrecido.

Por fim, se ainda não ficaste convencido com o poder do vídeo, deixamos-te mais alguns dados de estudos que estimam que, aproximadamente, cerca de 37% dos utilizadores utilizam o Instagram pelo menos 1 hora por dia. A pesquisa também indica que 79% dos entrevistados assistem vídeos, reels ou histórias em tempo real. Ainda vais queres ficar só pelos posts?

Quais são os benefícios?

Hoje em dia, o Instagram é uma das plataformas mais usadas no mundo, com mais de 1 bilião de utilizadores ativos e é a rede social que acabou por se tornar uma vitrine para as marcas.

• São um ótimo tipo de tráfego orgânico para a conta 

• Ganhas mais alcance e chegas a utilizadores que não te seguem 

• Ganhas mais seguidores interessados na tua marca

• Por ser um formato de conteúdo relativamente novo, as hashtags ainda não estão saturadas de reels, então os vídeos acabam por ter uma maior visibilidade para quem pesquisa por tags

• Consegues destacar conteúdos relevantes e descomplicar conteúdo massivos

• Crias um melhor relacionamento e mais ligação com o teu público, especialmente através dos trends

• Aumenta a interação do teu perfil dando-te a possibilidade de tornar o teu vídeo viral

• Permite partilhar das mais diferentes formas, como no teu feed e stories

Queres saber mais sobre a importância da interação nas redes sociais? Podes ler este artigo: Porquê que a interação com o público é tão importante no Instagram?

4 dicas práticas para criar um reels no Instagram

1 – O áudio faz toda a diferença

Os reels com melhor desempenho são os que apresentam um áudio que está nos trends, ou seja, que está a ser utilizado em vários outros reels. Utilizares todas as ferramentas que o Instagram te proporciona para os reels ajuda a dar mais destaque ao teu conteúdo.  

O áudio também ajuda a fortalecer a lembrança da marca e criar uma identidade memorável. Por isso, as marcas que valorizam essa estratégia, conseguem ter uma identidade memorável!

2 – Cria conteúdos envolventes

É preciso desenvolver os conteúdos para permanecerem relevantes, por isso, publicar conteúdo educacional é um ótimo ponto de partida. Também é importante ofereceres conteúdos úteis, de acordo com os interesses do teu público e da tua marca. 

3 – Mostra os teus produtos 

Como referi anteriormente, podes utilizar o Instagram como uma montra para o teu negócio! E se não mostrares o produto/serviço que ofereces não consegues montar uma montra. 

Além disso, as pessoas adoram saber como o produto funciona e que utilidade lhe podem dar antes de comprar.

4 – Fica atento aos trends e aplica-os para o teu negócio

Utiliza os trends para aplicares o conteúdo educacional. Este tipo de conteúdo quer dizer que está a ser mais consumido pelos utilizadores e por isso o teu também é um grande candidato. 

Mas atenção, os trends são muito momentâneos, por isso, o teu conteúdo deve ser criado no momento. 

Sem dúvida que os reels são uma forma rápida, fácil e de baixo custo para atrair mais pessoas para a tua conta, melhorar a interação, a experiência dos utilizadores e o desempenho do teu Instagram!

E agora, já estás pronto para ir criar mais reels para o teu negócio? 

Copywriter / Social Media Manager