A DDB Nova Zelândia desenvolveu a campanha “Correct the Internet”, com o objetivo de impactar a forma como se olha para o futebol e o papel que a Internet desempenha em perpetuar a distinção que se faz entre futebol e futebol feminino.
Se te questionarem sobre quem marcou o maior número de golos internacionalmente no futebol, a tua resposta certamente vai ser o Cristiano Ronaldo. No entanto, a jogadora Christine Sinclair tem um total de 190 golos, enquanto CR7 tem 118.
É com base nestes números que surge a premissa para a campanha, que tem como protagonista uma menina que entra num estádio e pergunta à Internet – representada na forma de milhares de assistentes virtuais que ocupam os lugares dos adeptos – a questão anteriormente abordada . A resposta dada pela Internet demonstra diferente patamar em que se coloca o futebol feminino e as suas jogadoras.
Por trás deste projeto está a Team Heroine, uma consultora de marketing desportivo para mulheres, fundada por Rebecca Sowned, sócia fundadora da seleção neozelandesa de futebol feminino e da Correct the Internet.
«Muitos dos melhores atletas do mundo são mulheres. Muitos dos recordes desportivos mundiais pertencem a mulheres. Porém, quando as pessoas pesquisam informação desportiva sobre atletas, os resultados favorecem os desportistas masculinos, mesmo quando as desportistas têm melhores estatísticas», diz, citada pela Marketing News, Rebecca Sowned.
Embora não seja fácil corrigir as inconsistências dos resultados de pesquisa, os utilizadores podem contribuir para mudar esta realidade ao fazerem sugestões de alterações nos motores de busca. E, para facilitar esta tarefa, a Correct the Internet criou uma ferramenta, alojada no seu website, que permite ao público enviar uma mensagem de retroalimentação das páginas de pesquisa.