Google anuncia Bard - Concorrente ChatCPT?

A Google anunciou a chegada do seu próprio chatbot num formato semelhante ao ChatGPT da OpenAI. Surge com o nome Bard e tem como objetivo responder a diferentes perguntas dos utilizadores como se de um ser humano se tratasse.

O novo sistema da Google é baseado na LaMDA, uma inteligência artificial composta por um conjunto de modelos linguísticos, que prevê um diálogo e diversas sequências de palavras, fundamentadas em longas bases de dados e técnicas de probabilidade. Este sistema vem simplificar tarefas como planear festas, aprender novos temas e/ou comparar filmes e livros.

 

O presidente executivo da Google referiu num comunicado na segunda-feira, dia 6 de fevereiro, que o Bard será apenas disponibilizado a um grupo restrito antes de ser lançado amplamente ao público. Querem garantir, através de testes internos, que o Bard respeita os padrões de qualidade, segurança e fundamento da Google. Desta forma, Sundar Pichai afirmou, “O Bard procura combinar a amplitude do conhecimento mundial com o poder, a inteligência e a criatividade dos nossos grandes modelos de linguagem.”  

 

Selecionamos três exemplos de perguntas que poderá fazer ao Bard do Google:

• Ajuda para planear o casamento da minha amiga

• Ideias para o jantar com o que tenho no frigorífico

• Compare os últimos dois livros de Paulo Faustino

A Google considera ainda que este sistema de IA possa ser bastante útil para os mais novos, sendo que pode ajudar crianças na navegação online e até mesmo despertar interesse em temas mais complexos. “O Bard pode ser uma ferramenta para a criatividade e para despertar a curiosidade, ajudando a explicar as novas descobertas do Telescópio Espacial James Webb da NASA a uma criança de nove anos”, afirmou Sundar Pichai, presidente executivo da Google. 



Desde o lançamento da ChatGPT da OpenAI que as empresas criaram uma espécie de corrida ao desenvolvimento de inteligência artificial. A apresentação do Bard vem demonstrar a aposta da Google nesta tecnologia.

Agendar Reunião

%d bloggers like this: