Google My Business: a ferramenta essencial para qualquer negócio

Provavelmente já ouviste falar desta ferramenta, algures pela internet. Esta traz uma série de vantagens para os negócios, especialmente a nível local, mas, primeiro que tudo…

O que é o Google My Business?

Google My Business ou GMB é uma ferramenta WEB gratuita, que tem como objetivo amplificar qualquer empresa ou negócio no search do Google, principalmente a nível local, geograficamente.

 

Dentro da ferramenta podemos criar um perfil da empresa ou negócio, e este apresenta informações essenciais para quem pesquisar determinadas keywords, relacionadas com o negócio. Estas informações podem ser, por exemplo:

• Nome da empresa

• Website e contacto telefónico

• Morada

• Horário de funcionamento

• Produtos ou serviços da empresa

Porque é que o Google My Business é essencial?

Uma das maiores vantagens do Google My Business é o facto de este proporcionar um grande boost, necessário no que toca ao reconhecimento em pesquisa por search. Devido às informações que são permitidas colocar no perfil do Google My Business, é possível alguém pesquisar por, por exemplo, agência de comunicação e a mesma aparece. (Como é possível ver na imagem presente abaixo).

Outras grandes vantagens do Google My Business são:

Fotografia e Google Imagens

Uma das funcionalidades do Google My Business é o upload de fotografias para a página do negócio, tanto pelo proprietário, como pelos utilizadores do Google.

 

Dependendo do tipo de imagens que deres upload, ou que recebes dos clientes, podes adicionar mais um campo de entrada de pesquisas para o teu negócio, através da pesquisa no google imagens. As imagens que carregas no teu perfil de Google My Business também irão aparecer para pesquisas de keywords no Google Imagens e as visualizações das mesmas trazem maior relevância ao teu perfil  do Google My Business.

Google Maps

Através da criação do perfil conta de Google My Business, o teu negócio será automaticamente associado ao Google Maps, na morada que foi colocada no preenchimento do perfil. Isto representa uma enorme vantagem quando algo relacionado com o negócio é pesquisado no Google Maps, pois o teu negócio torna-se mais visível nesta pesquisa.

Reviews

O Google My Business traz a funcionalidade de reviews pelo público. Isto pode ser algo extremamente vantajoso para mostrar a qualidade do negócio, tanto pelas reviews positivas como pela resposta dada às reviews negativas.

Mensagens diretas

Se quiseres, também podes ativar o sistema de mensagem direta do Google My Business. Se o ativares, irá aparecer um botão no perfil que qualquer utilizador poderá usar para comunicar diretamente contigo, através duma janela de chat da Google. Abrir este canal de comunicação através do Google My Business, traz mais relevância ao teu perfil, fazendo com que o mesmo seja considerado como mais interessante pelo Google para ser apresentado como resposta à pesquisa de determinadas keywords, portanto, aumenta a probabilidade do teu negócio aparecer mais vezes.

Publicações

O Google My Business tem também a sua própria área para publicações, em género de post, dentro do perfil do negócio. Utiliza as publicações para manter o teu público atualizado, especialmente sobre acontecimentos relevantes da empresa ou mesmo para redirecionar para um post ou artigo escrito.

O Google My Business é extremamente versátil e adaptável a qualquer tipo de negócio, por isso, deves sempre criar um perfil associado ao teu negócio.  Mesmo que este seja internacional e não apenas local, a criação do perfil o traz sempre benefícios para o negócio.

Para além das funcionalidades que referi ao longo do artigo, ainda existem imensas funcionalidades no Google My Business como, por exemplo, analytics, agendamentos com o Calender e muito mais, mas isso eu deixo para explorares por ti e, assim, poderes encontrar o balanço que queres no teu próprio perfil de Google My Business.

Afonso Mateus

Digital Marketing & Performance Junior