Os conteúdos de Work in Progress estão para o Design como os Get Ready With Me estão para a moda e lifestyle. Este tipo de conteúdos tem ganho, cada vez mais, espaço nas redes sociais e mais visualizações.
Para além da foto do brunch e da viagem à neve com a família, os utilizadores procuram, cada vez mais, partilhar e receber conhecimento quando estão a navegar nas redes sociais. Atualmente, com dois cliques, é fácil aprender a fazer algo que antes envolveria um livro e três workshops presenciais e, este acesso facilitado ao conhecimento, está presente em todas as áreas.
Atualmente sim! A popularidade que os conteúdos de Work in Progress (WIP) têm ganho nas redes sociais leva-nos a assumir que já ninguém quer ver o resultado do teu branding, se por de trás não houver um contexto do processo.
A verdade é que, todos nós gostamos de saber como é que algo foi feito ou pensado. A magia do processo e o storytelling por trás do resultado final, tem mais interesse do que apenas a apresentação do design em si. Para isto, é preciso dar contexto e história ao que é apresentado para captar a atenção do nosso público!
Em 12 segundos de scroll no Instagram ou no Tik Tok é fácil encontrar conteúdos de Work in Progress sobre design no geral, seja um tutorial, que tem vindo a transitar do Youtube para as outras redes sociais, seja o processo de uma ilustração, de um website ou de como aquela foto de produto foi composta e captada. E porquê?
Porque, independentemente do público ser composto por designers ou outsiders da área, o ser humano é naturalmente curioso e gosta de saber o que está por detrás de tudo.
Hoje em dia os utilizadores têm todo interesse em saber mais sobre o processo de criação e os designers têm, igualmente, interesse em mostrar as suas criações, apresentando-se como especialistas na área e fazendo das redes sociais um canal de venda, mesmo que indiretamente. Isto tem feito com que contas, como as mostro a seguir, tenham um crescimento enorme de seguidores, visualizações e cheguem cada vez mais a um público maior.
O @callumscreativeclub tem apenas 150 publicações na página de instagram, mas já conta com mais de 180 mil seguidores e é uma das páginas que mais gosto de seguir. O foco das publicações é baseado em truques e dicas de como agilizar alguns processos de design, mas sempre acompanhado de vídeos onde exemplifica como o criador o faz. O número de visualizações aumenta em cada Reels que publica e os comentários refletem a enorme vontade do público de assistir a este tipo de conteúdo!
O próximo caso de sucesso no Instagram nesta área é @zanderwhitehurst. É um dos criadores de conteúdo na área criativa mais conhecido e se tens interesse por UX e UI e queres aprender algumas funcionalidades de forma SUPAFAST, tens de o seguir. Já conta com uma comunidade no Instagram com mais de 400 mil seguidores e a crescer todos os dias.
Se quiseres saber mais sobre UX e UI, lê, também, o nosso artigo de blogue – aqui.
Muito direcionado para uma das áreas onde o conteúdo Work in Progress funciona melhor e que mais capta a atenção do público em geral – a Ilustração, o @timothygoodman, com mais de 200 mil seguidores entre o Instagram e o Tik Tok, é um sucesso com as publicações do processo de ilustração, quer esta seja em papel ou num mural em Nova York.
@bytimothygoodman mural for Lids flagship store in Jamaica, Queens honoring Queens! 🧢🗽 #queens #newyorkcity #queensnewyork #newyork #timelapse #mural #timothygoodmanmurals #timothygoodman #art ♬ Get Down - Nas
O @robertnowland tem conta no Tiktok desde 2018, mas foi desde outubro de 2019 que começou a partilhar algum conteúdo relacionado com o processo e como fazer Caligrafia, desde então, tem visto o potencial deste tipo de conteúdos.
Atualmente tem mais de 145K seguidores e não há como não ficar agarrado à conta dele e a assistir vídeo, atrás de vídeo.
@robertnowland Slow down and design with me a while 🖊 #branding #brandidentity #logodesign #logo #graphicdesigner #brandom ♬ original sound - Imaginary Ambition
A versão Get Ready With Me dos designers está cada vez mais popular nas redes sociais e, prova disso, são estas contas que deverás seguir, ou pelo menos ir dando um stalk de vez em quando, se te interessas por esta área.
Este género de publicações tem também vindo a humanizar algumas marcas, pois poder ver o processo por detrás do projeto, retira qualquer robotização que possamos imaginar estar envolvida.
“É preciso perceber como as coisas funcionam, desmistificando a complexidade em torno disso: ver os outros a trabalhar no seu processo personaliza a experiência para torná-la muito mais identificável”, mencionou numa entrevista, Josh Ulm, Executive Design Leader na VSCO. “Não há substituto para a experiência em primeira mão, mas as experiências em terceira mão são fantásticas para nos apresentar novas skills, inspirações e crescimento pessoal.”
E tu gostas de seguir este tipo de conteúdo ou preferes ver apenas o resultado final de um projeto?