O design editorial desempenha um papel essencial na forma como a informação é compreendida e compartilhada.
Produzir um texto robusto e muito informativo tem vantagens incríveis mas, quando combinamos esse conteúdo com elementos visuais bons que conversem com o assunto, não só torna a experiência do leitor mais dinâmica, fluída, e menos cansativa, como também, acrescenta valor ao projeto.
Ao desenvolveres um bom design editorial, não só vais aumentar o envolvimento com a tua publicação, como também marcará o estilo da tua marca na mente dos leitores, dando um toque único e especial ao conteúdo.
O resultado passa a ser visto como uma publicação bem planeada e bem produzida.
O design editorial é, como o próprio nome sugere, um campo do design mais focado em projetos que envolvam publicação, desde o seu planeamento até à sua concretização.
Um bom design editorial integra os elementos básicos, formatação, layout e arte de forma a aprimorar a experiência do leitor. A publicação tem que chamar a atenção do leitor e tem que ser fácil de entender. Um mau design editorial, acaba por tornar as publicações aborrecidas, levando o leitor a perder o interesse em ver o seu conteúdo.
O design editorial é, como o próprio nome sugere, um campo do design mais focado em projetos que envolvam publicação, desde o seu planeamento até à sua concretização.
Um bom design editorial integra os elementos básicos, formatação, layout e arte de forma a aprimorar a experiência do leitor. A publicação tem que chamar a atenção do leitor e tem que ser fácil de entender. Um mau design editorial, acaba por tornar as publicações aborrecidas, levando o leitor a perder o interesse em ver o seu conteúdo.
1 – Sistema de Grelha
Qualquer pessoa envolvida em disciplinas criativas sabe o quanto a grelha é fundamental, especialmente se falarmos de layout. A grelha é primordial para equilibrar o design, tornando-o mais organizado e coerente. Isto, por sua vez, melhora a legibilidade, compreensão e clareza do conteúdo.
É importante construir a grelha com base no conteúdo pretendido, tornando-a adequada para aquela publicação em específico. Com blocos e espaçamento corretos, de forma que, ao aplicar o layout, fique harmonioso e apelativo.
Deixo estes dois exemplos, em que um exemplo remete para uma grelha aplicada na publicação, e a outra é um excelente exemplo de uma publicação de jornal, com um ótimo design, incorporando equilíbrio e hierarquia.
2 – Hierarquia
Ao desenvolveres um projeto, precisas de analisar e identificar qual é o componente mais importante, também conhecido como o principal ponto de partida para o teu público, e a escala de importância dos conteúdos seguintes. Portanto, faz esta pergunta antes de começares: qual é o ponto central?
Uma vez identificado, podes priorizar e organizar os elementos de maneira eficaz, garantindo que tudo faz sentido e que cada elemento flui de maneira contínua, apoiado nesse ponto central.
3 – Equilíbrio
O design precisa de equilíbrio! Podes ter uma página inteira de conteúdo extremamente criativo e interessante mas, se não houver equilíbrio, os diversos elementos, como imagens, tipografia e espaços em branco, não serão recebidos adequadamente pelo público.
Apresento dois exemplos de layouts atraentes e eficazes em termos de equilíbrio e composição.
4 – Ritmo
O trabalho editorial deve oferecer contraste visual.
Se tens uma página repleta de texto, convém optares por colocar de seguida uma página mais leve e arejada, permitindo que o olhar do leitor relaxe com uma foto de página inteira ou até mesmo com uma colagem bem projetada.
Esta “pausa” visual, torna a experiência do leitor mais agradável e imersiva e, possibilitas, também, o aumento da produtividade do teu design. Ou seja, à medida que crias destaques e espaços em branco, o leitor poderá prestar mais atenção ao conteúdo textual de cada página.
5 – Espaços Brancos
Quando criares um layout e te deparares com espaços em branco, opta por não os preencher.
Não tenhas receio de inserir uma área sem conteúdo, pois esse espaço vazio é, na verdade, uma forma de criar o equilíbrio perfeito para os olhos dos leitores. Estas zonas em branco são eficazes para vários layouts e conceitos de design.
6 – Legibilidade
Planifica sempre o teu trabalho, considerando o teu público-alvo e o ambiente envolvente. Sem planeamento, podes correr o risco do que projetaste não se encaixar com a tua persona, por isso, deves obter detalhes sobre esta para que o design seja o mais adequado possível. A pesquisa inicial é fundamental e influenciará o tamanho e o tipo de fonte, o número de palavras por linha e muito mais.
Deves também ter em conta se o design final será digital ou impresso, visualizado no computador ou num dispositivo móvel. Isto porque, um design projetado para ser lido no digital, não tem, por norma, boa leitura num meio impresso.
O uso correto dos recursos visuais influenciam o impacto do design final nos leitores, seja de forma positiva ou negativa. Um projeto de design editorial bem executado pode tornar a experiência de leitura do público muito menos confusa, mais agradável, com maior dinamismo, até mesmo influenciar o leitor a gostar ou não do que está a ler.
Para as marcas isto pode ser uma grande ferramenta para conquistar novos clientes e para passar os valores, missão e visão ou até as suas formas de atuar, de modo mais claro e efetivo.
Tudo o que apresentei são linhas auxiliares para construíres um layout mais equilibrado, considerando, sempre, a criatividade. Com isto, queremos ressalvar que o conteúdo e a forma como é apresentado deve ser dinâmica e impactante.