5 motivos pelos quais deves fazer um branding

De certeza que já ouviste falar em branding ou identidade da marca. Mas afinal o que é exatamente um branding?  Para responder a esta questão de forma mais clara, lê o nosso artigo de blogue – Será que preciso mesmo de um branding?

branding

Ter um branding forte é essencial para o sucesso de qualquer empresa, seja ela grande ou pequena, até porque é este que cria uma conexão emocional com o público-alvo e te vai fazer distinguir da concorrência 

 

Hoje, vou-te apresentar 5 razões pelas quais deves investir num bom branding:

1. Identidade e reconhecimento da marca

A criação de uma identidade visual e verbal forte é crucial para a construção de uma marca de sucesso.

 

A identidade visual inclui o logótipo, o slogan, a paleta cromática e a tipografia, enquanto a verbal identifica os princípios, os valores, a missão e o tom de voz. Através desta, consegues ganhar notoriedade e possibilitas o destaque da tua empresa na mente dos consumidores, mesmo que num mercado competitivo.

2. Confiança e fidelidade dos clientes

Quando uma marca é vista como confiável e respeitável, os consumidores tendem a sentir-se mais à vontade em adquirir um produto e/ou serviço da mesma.

 

Além disso, quando os consumidores se identificam com a marca, existe uma grande probabilidade de se tornarem fiéis à mesma, começando a adquirir produtos e/ou serviços de forma habitual e a recomendá-los a outras pessoas. Essa adoração por parte do consumidor é bastante importante para o sucesso a longo prazo da empresa, pois ajuda a construir uma base sólida de clientes e um fluxo de consistência da receita.

3. Diferenciação e posicionamento no mercado

Num mercado competitivo, é essencial para uma empresa diferenciar-se da concorrência. O branding pode ajudar a tua empresa a criar uma posição única no mercado, comunicando os seus valores e benefícios únicos. Dessa forma, ajuda a atrair a atenção dos consumidores e a aumentar a visibilidade no mercado da empresa.

 

Além disso, quando uma marca é vista como diferenciadora e inovadora, existe uma margem mais segura para aumentar o valor dos seus produtos e/ou serviço, pois o consumidor estará disposto a pagar mais por algo que  considera exclusivo e de qualidade.

4. Atração de talentos e investimentos

Uma marca forte pode também ajudar a atrair talentos qualificados e investimentos para a empresa. Quando uma marca é bem vista e tem uma imagem positiva, atrai a atenção de pessoas que desejam trabalhar ou investir na empresa. Isso pode ajudar-te a construíres uma equipa forte e a obter financiamento para o seu crescimento e expansão.

5. Criação de valor da marca

O branding pode ajudar a empresa a acrescentar valor à marca, o que significa que a marca em si torna-se um ativo valioso para a empresa. 

 

Quando uma marca é bem gerida e bem vista pelos consumidores, pode aumentar o valor da empresa como um todo e ajudar a impulsionar o crescimento e o sucesso a longo prazo.

Por fim, o branding é uma estratégia bastante importante para qualquer empresa que se queira destacar no mercado e construir uma base de clientes fiéis, diferenciando-se da concorrência e atraindo a atenção e interesses dos consumidores.

 

Já tinhas pensado bem no impacto que um branding forte pode ter na tua empresa? 

Daniela Coelho

Junior Designer