Nos últimos anos, o Google tem investido em IA para melhorar a capacidade do aplicativo em fornecer informações úteis em tempo real, como horários de funcionamento de estabelecimentos comerciais e lotação de transporte público.
Durante o evento Google I/O, a empresa anunciou como os avanços em IA estão a transformar o Google Maps, permitindo que os utilizadores explorem o mundo com uma nova vista imersiva, encontrem rotas mais eficientes em termos de combustível e utilizem o Live View em aplicativos de terceiros.
Por exemplo, numa viagem a Londres um utilizador quer descobrir os melhores locais para ver e comer. Com uma pesquisa rápida será possível sobrevoar virtualmente Westminster, ver como é a área a diferentes horas do dia e em várias condições meteorológicas, e ver onde estão os locais mais movimentados. Em relação ao local para comer, o utilizador ao deslizar o dedo pela rua pode ver os restaurantes mais próximos e ver informações úteis, como a ocupação em direto e o trânsito nas proximidades.
Pode até ver o interior dos restaurantes para ter uma ideia rápida do ambiente do local antes de fazer a sua reserva.
Immersive View estará disponível em praticamente qualquer telemóvel e dispositivo. A implementação começará em cidades como Los Angeles, Londres, Nova York, São Francisco e Tóquio até o final deste ano, com planos de expansão para outras cidades num futuro próximo.
A Google completa este anúncio com a promessa que a IA continuará a desempenhar um papel fundamental para tornar o Google Maps o mais completo e útil possível para as pessoas em todo o mundo.