fbpx

Monitio: A nova plataforma de IA e tecnologia linguística

monitio

​​A Priberam apresenta oficialmente a plataforma Monitio, que possibilita a monitorização em tempo real de media de todo o mundo e tem a capacidade de traduzir o conteúdo em qualquer língua para inglês. Criada no âmbito de um projeto europeu, esta é a primeira solução no mercado a oferecer acesso a conteúdo multilingue com opção de tradução. Inicialmente, a plataforma será lançada em Portugal e Espanha.

 

O Monitio incorpora também ferramentas auxiliares de verificação de factos, que até então não estavam disponíveis no mercado de monitorização de media, e realiza a organização automática de milhares de artigos em grupos temáticos. Desta forma, os utilizadores podem obter uma visão abrangente de como o conteúdo está relacionado com tópicos específicos, como pessoas ou empresas.

 

A plataforma combina, de forma inovadora, a inteligência artificial e tecnologias linguísticas, proporcionando aos utilizadores informações precisas e relatórios abrangentes. O objetivo principal da ferramenta de verificação de factos é lutar contra a desinformação, uma vez que o número de fake news,e informações erróneas sobre eventos e pessoas influentes   estão a aumentar todos os dias. Carlos Amaral, CEO da Priberam, acrescenta que os utilizadores do Monitio vão ter acesso a informações locais e globais mais abrangentes e menos tendenciosas.

 

O projeto foi desenvolvido em conjunto com a Universidade de Cambridge na área da verificação de factos efinanciado pela União Europeia.

 

Ao longo dos últimos dois anos, esta plataforma tem sido desenvolvida e utilizada por empresas líderes na Europa, de forma a preparar o lançamento no mercado geral. Em Portugal, o ISCTE Media Lab tem feito uso desta ferramenta.