A Meta, empresa-mãe do Facebook, Instagram e WhatsApp, está a desenvolver uma nova rede social para competir com o Twitter. De acordo com informações obtidas pelo “The Verge”, a rede social poderá ser lançada em breve.
A aplicação terá foco na segurança, facilidade de utilização e fiabilidade, atendendo às necessidades de criadores e figuras públicas que desejam ter uma plataforma gerida de forma sensata e confiável.
A nova plataforma será baseada no Instagram, com semelhanças à sua secção de comentários. No entanto, contará com uma opção para republicar mensagens de outros utilizadores, semelhante ao “retweet” do Twitter.
Durante uma reunião interna, o diretor de produto da Meta, Chris Cox, referiu a nova plataforma como a sua “resposta ao Twitter” e revelou que utilizará o sistema de contas do Instagram para preencher automaticamente as informações do utilizador.
Embora ainda não exista um nome oficial para a rede social, para já o nome público é “Threads” (fios em inglês).
A nova aplicação será integrada ao ActivityPub, um protocolo descentralizado de código aberto para redes sociais. Isso permitirá que os utilizadores da nova plataforma levem as suas contas e seguidores para outras aplicações, como o Mastodon.
Chris Cox revelou que já angariou embaixadores que se comprometeram a utilizar a aplicação, incluindo o produtor musical DJ Slime. Além disso, está em conversas com personalidades como a apresentadora de televisão Oprah Winfrey e o Dalai Lama.
Resta aguardar o lançamento oficial do “Threads” para perceber como a plataforma irá competir com o Twitter e cativar os utilizadores interessados numa experiência de rede social diferenciada.