“Barbie” - O Poder do Rebranding

O filme “Barbie” tornou-se rapidamente um fenómeno internacional insólito, sendo um dos acontecimentos, na qual, integra na cultura global.
“Barbie” é uma visão bastante autoconsciente da boneca, integrada sobre o patriarcado e pelas expectativas irrealistas depositadas nas mulheres, na sociedade moderna.

Na estratégia da Mattel, a ideia de levar aos grandes ecrãs a boneca mais emblemática do mundo, na qual, faz parte da cultura desde 1959, estava em planeamento há uma década.
Com um mundo cada vez mais digital, a “Barbie” estava a perder espaço para esta concorrência feroz, ou seja, a Mattel teria que agir de forma mais eficaz possível de modo a contornar a situação, encontrando uma estratégia antes de se tornar algo insignificante.
A resposta partiu de Hollywood, uma indústria que se encontra igualmente num declínio, na qual, procuraram desenvolver uma nova tendência.

A escolha de Greta Gerwig, a realizadora e argumentista mais famosa da atualidade, foi uma das principais grandes jogadas para toda essa estratégia. Greta, de acordo com as suas participações nos filmes, obteve sempre um feedback muito positivo a nível do público e das críticas. Ou seja, a sua reputação influenciou bastante a imagem do filme.

O investimento de marketing para o filme ultrapassou os custos de produção do mesmo. No entanto, de acordo com os resultados obtidos, o investimento já compensou.

As parcerias estratégicas da “Barbie” com outras marcas maximizaram a sua exposição. Através de parcerias com marcas de moda e beleza, a imagem da Barbie foi posicionada em produtos, eventos e desfiles, atingindo diferentes nichos de mercado.
O segredo está em saber que parcerias alinhar de acordo com a identidade da marca. Por exemplo, a parceria com a marca de sapatos Aldo e a Forever 21 permitiram que a Barbie expandisse a sua visibilidade, este tipo de parcerias dá a oportunidade de alavancar audiências compartilhadas.

A Samsung associou-se à Warner Bros Pictures com uma ativação no retalho a nível global e uma ativação digital na Europa.
Para além do lançamento do trailer exclusivo em 8k do filme “Barbie”, foi desenvolvida em Portugal a página Descubra a Casa SmartThings de Sonho da Barbie em Samsung.com que dá vida ao mundo da Barbie com a ajuda da Samsung SmartThings.

Apenas no primeiro fim de semana, o filme “Barbie”, teve um lucro de 145 milhões de euros, quebrando completamente diversos recordes de bilheteira. Globalmente arrecadaram cerca de 337 milhões de dólares, equivalente a 303 milhões de euros.