fbpx

Marketing de Conteúdo: como criar e distribuir conteúdo valioso para a tua audiência

Aprende a utilizar o poder do marketing de conteúdo a teu favor, para criar autoridade para a tua marca! 

O marketing de conteúdo é atualmente uma estratégia fundamental para a notoriedade das empresas no mundo digital. Criar e distribuir conteúdo de valor, atrai e cria interação com a tua audiência, permitindo fortalecer a relação dos teus seguidores com a marca e impulsionar o seu crescimento. 

Hoje, vou explorar contigo os melhores métodos do marketing de conteúdo para te ajudar a obter os melhores resultados. Mas primeiro…

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma estratégia que envolve a criação e distribuição de conteúdo relevante, útil e valioso para o teu público-alvo, como eBooks, artigos e posts nas redes sociais, vídeos, podcasts, masterclasses, entre vários outros. O foco, com este tipo de estratégia está em fornecer informações de qualidade que atendam às necessidades e interesses da audiência, ao invés de simplesmente promover produtos ou serviços. 

 

O marketing de conteúdo é uma estratégia de reciprocidade, cria um relacionamento de confiança e uma proximidade com os consumidores, estimula a interação e, por consequência, aumenta as conversões, através da disponibilização do conteúdo que o teu público gosta. 

 

Se queres descobrir mais sobre conversão de leads, lê o nosso artigo Leads são sinónimo de grandes oportunidades para o teu negócio!

Como criar uma estratégia de marketing de conteúdo?

Passo 1: pesquisa as tuas palavras-chave

Antes de iniciar qualquer conteúdo, é essencial realizares uma pesquisa de palavras-chave para identificar os termos mais relevantes e procurados pelo teu público-alvo. Uma ferramenta útil para isso é o Google Keyword Planner ou o Keyword Tool

Procura por palavras-chave relacionadas com o tema que queres abordar e escolhe aquelas com volume de pesquisa mais alto, mas de concorrência moderada. Isto irá ajudar o teu conteúdo a ser encontrado pelos motores de busca e a alcançar mais utilizadores interessados.

Passo 2: cria conteúdo de valor a partir das palavras-chave

A chave para o sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo está na criação de conteúdo relevante para a tua audiência. Para isso, considera os problemas e perguntas mais comuns que o teu público-alvo tem e cria conteúdo que os ajude a resolver essas questões. 

Podes obter esta informação através da pesquisa de keywords, ou ainda através da pesquisa de conteúdos em nuvem, utilizando a keyword para encontrares as questões que as pessoas fazem. Para esta última opção, podes utilizar a plataforma Answer the Public ou o AlsoAsked. A partir destas informações podes criar um conteúdo único e útil que o teu público não irá encontrar num outro lugar. 

Procura também fornecer este conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos, infográficos e podcasts, para atingir diferentes preferências de consumo.

Passo 3: otimiza o teu conteúdo para SEO

Para o teu website alcançar a primeira posição nos resultados do Google e chegar a mais pessoas, o blogue é um excelente aliado. Mas não sem otimizares o conteúdo para SEO. Certifica-te que incluis a palavra-chave no título, nos subtítulos, na meta descrição, nos cabeçalhos e ao longo de todo o texto. 

No entanto, tens de encontrar o equilibro para evitar o excesso e não comprometer a qualidade e a leitura do conteúdo. Otimizar as imagens, incluindo palavras-chave no alt text e nos nomes dos arquivos.

Esta estratégia também funciona para as redes sociais, pois, ao criares conteúdo baseado em tópicos de pesquisa estás a potenciar as visualizações do mesmo. 

Passo 4: Distribui e promove o teu conteúdo

Criar conteúdo de valor é apenas parte do trabalho. Para garantir bons resultados é, também, necessário existir uma distribuição adequada. 

Para isso podes utilizar as redes sociais, como o Instagram, o Facebook, o Twitter e/ou o LinkedIn, para compartilhares os teus artigos e despertares a curiosidade para os outros formatos.

Queres saber como podes usar as redes sociais para alavancar as tuas vendas? Lê o artigo que temos para ti, aqui!

Para a distribuição do teu conteúdo também podes considerar o email marketing. O envio de newsletters com destaques do teu conteúdo permite ao teu conteúdo chegar a uma audiência específica, os teus leads

Além disso, explorar parcerias com influenciadores também é uma boa estratégia de marketing de influência para aumentar o alcance e a visibilidade do teu conteúdo.

Conclusão

 O marketing de conteúdo é uma estratégia poderosa para usares para destacar a tua marca! Cria e distribui conteúdo valioso para a tua audiência, estabelece um relacionamento de confiança, aumenta a tua autoridade e notoriedade e impulsiona o crescimento do teu negócio com mais facilidade!

Queres conhecer mais 5 motivos pelos quais deves investir em marketing digital? Então não vais querer perder este artigo!




Ana Fornea

Social Media Manager | Copywriter