Em maio do presente ano, a Meta recebeu uma multa de 1,2 mil milhões de euros por violar as normas europeias de proteção de dados, sendo conhecida como Regulamento Geral de Proteção de Dados. Foi a maior multa imposta na Europa para este tipo de infração, em causa esteve a transferência de dados de utilizadores europeus do Facebook para Washington sem protegê-los devidamente.
Meta, a empresa que detém o Instagram, WhatsApp e o Facebook, vai passar a realizar um pedido formal de consentimento aos utilizadores europeus das redes sociais para eventualmente poder mostrar anúncios direcionados.
Já não era a primeira vez que a União Europeia pressionava a organização a fazer esta ação,pois existia recolha, armazenamento e análise de dados dos utilizadores sem qualquer autorização por parte dos demais.
A organização liderada por Mark Zuckerberg tem 5 meses para colocar em prática a decisão imposta.
“Estas decisões não acabam com a publicidade direcionada nas nossas plataformas. Os anunciantes podem continuar a usá-las para chegar a consumidores potenciais, fazer crescer os seus negócios e atingir novos mercados”, esclarece a empresa Meta.