Chegará ao mercado pela primeira vez os Lego Braille Bricks, sendo desenhados especialmente para crianças com mais de seis anos e/ou adultos que sejam invisuais, amblíopes ou que tenham dificuldades de visão.
Estes legos, até agora, só foram distribuídos gratuitamente pela Lego Foundation a organizações especializadas na educação de crianças com deficiência visual. Desde o lançamento e distribuição deste kit de práticas educativas para estas crianças, a respostas das pessoas próximas no dia a dia destas crianças (educadores, pais, avós, cuidadores) foi bastante positiva, de acordo com a marca.
Este lançamento veio a impulsionar e transformar o modo como as crianças com deficiência visual podem começar a aprender braille.
O kit designado por Play with Braille contém 287 tijolos em cinco cores diferentes – branco, amarelo, verde, vermelho e azul. Todos os tijolos são compatíveis com outros produtos da marca Lego e as espigas em cada um dos tijolos estão dispostas para corresponder aos números e letras no sistema braille, com a versão impressa do símbolo ou letra situada abaixo das espigas. O kit ainda inclui duas placas de construção e é importante referir que a embalagem que transporta todas estas peças vem igualmente com relevo em braille.
O poder que as grandes marcas detém no mercado é muito significativo para a inclusão social. A Lego, sendo uma marca com uma base ampla de consumidores e público, ao lançar produtos inclusivos, aumentam a consciencialização sobre questões relacionadas com a inclusão e diversidade, oferecendo as mesmas oportunidades para toda a sociedade.
Tendo um papel importante na sociedade, cada vez mais, marcas como a Lego têm que dar uma grande importância à responsabilidade social corporativa, pois muitos dos consumidores apoiam marcas que demonstram o seu compromisso genuíno com a inclusão, responsabilidade social e sustentabilidade.
A influência na mudança social foi um objetivo concretizado pela Lego e com esta inovação torna-se possível realizar a influência na opinião pública e ainda nas políticas governamentais.É defendida a inclusão e a igualdade, motivando assim a mudança social de forma progressiva.