TikTok aposta no aumento da transparência e segurança na utilização da plataforma

A plataforma TikTok anunciou, esta segunda-feira, alterações que são consideradas significativas para a utilização segura da rede social. Esta alteração rege-se no âmbito da Lei dos Serviços Digitais, focada em aumentar a transparência e a segurança dos conteúdos.

 

Em comunicado, a plataforma afirmou que ao ser considerada uma “Very Large Online Platform” seria necessário implementar “alterações significativas à experiência do TikTok ao abrigo da DAS”, ou seja, garantir “novos processos e funcionalidades concebidos para aumentar ainda mais a transparência da abordagem em áreas como a publicidade, a moderação de conteúdos e os sistemas de recomendação”.

 

“Também criámos uma nova função de conformidade para garantir que continuamos a dar resposta aos compromissos significativos decorrentes desta nova lei, que se antecipa como um marco histórico no âmbito da segurança dos conteúdos” afirma a empresa no comunicado.

 

É importante salientar, que o TikTok afirma estar a “a trabalhar num European Online Safety Hub, que estará disponível em 23 línguas europeias e servirá como um balcão único”, de forma a que a comunidade desta rede social tenha a possibilidade de entender melhor como a plataforma está a cumprir a DAS e o que isso diz respeito à experiência do utilizador.


Para assinalar o início destas novas alterações, o TikTok destaca entre as principais alterações introduzidas a denúncia de conteúdos ilegais, o ‘feed’ popular, a Biblioteca de Conteúdos Comerciais, o acesso de investigação à plataforma, a classificação de conteúdos comerciais e a limitação de anúncios personalizados para menores de 18 anos.