O Impacto das Fake News na Atualidade: Desafios e Consequências da Desinformação nas Empresas e na Vida pessoal da População

As Fake News são um fenómeno preocupante e crescente na Era Digital que vivemos. Nesta Era podemos afirmar que cada vez mais pessoas se informam a cada segundo nos meios digitais.

O termo Fake News é utilizado para dominar as informações falsas praticadas, principalmente, nas redes sociais. Para a sociedade as Fake News são a informação falsa ou manipulada que procura confundir-se com as notícias produzidas pelos órgãos de comunicação social de forma a enganar e manipular as pessoas nas suas decisões, ações ou pensamentos.

O impacto dessas notícias na vida pessoal da população corresponde a uma realidade prejudicial para muitas componentes. Ao desinformar e manipular por via destas notícias que não correspondem à realidade contribuirá para uma sociedade composta por falácias.

O Impacto das Fake News na Vida Pessoal

A nível da vida pessoal, as Fake News têm a capacidade de manipular a opinião pública. Ao espalhar informações falsas com alguma intenção específica, tal como, influenciar eleições, difamar pessoas, distorcendo, assim, a perceção da realidade e influenciando a forma de agir e pensar da população. 

Quanto à difusão de desinformação sobre a saúde e segurança, as fake news podem vir a ter consequências graves, como por exemplo, a disseminação de informações falsas sobre tratamentos médicos, vacinas, medidas de segurança, entre outros, podem comprometer a segurança da população na tomada de decisões que podem ser potencialmente prejudiciais à sua saúde e bem-estar.

Quanto à polarização e conflitos sociais, as fake news contribuem para aumentar este fenómeno. Ao disseminar informações falsas que reforcem estereótipos, preconceitos e divisões, contribuem para criar um ambiente de desconfiança e hostilidade entre os grupos sociais.

O Impacto das Fake News nas Empresas

Quanto às empresas, as fake news podem ter um impacto significativo afetando a sua reputação, imagem de marca, credibilidade, relacionamento com os clientes.

Ao existir fake news relativamente a uma empresa, as mesmas contribuem para fomentar danos à reputação e imagem da empresa, ou seja, as informações falsas ou difamatórias podem afetar a confiança dos clientes e investidores, prejudicando a credibilidade da empresa e contribuindo assim para perdas financeiras da mesma.

Gerir crises de reputação de uma empresa não é uma tarefa fácil. A disseminação rápida e viral de informações falsas exigem uma resposta rápida e prontificada, para que a resolução seja eficaz de forma a mitigar os danos à reputação, sendo que, a falta de resposta adequada tornará a situação pior.

 

As fake news podem danificar a relação e a perda de confiança com o cliente, stakeholders e acionistas, prejudicando as negociações presentes e futuras e até mesmo as ações legais contra a própria empresa.

Quanto ao comprometimento da segurança cibernética, algumas fake news são elaboradas com o objetivo de enganar os utilizadores e direcionar os mesmos a links maliciosos ou fornecer informações confidenciais. Assim, levará a violações de segurança cibernética e ataques de phishing direcionados à empresa em si, comprometendo a privacidade de dados e segurança das informações da empresa.

Se a tua empresa sofreu algum ataque de Fake News como deves enfrentar esse problema?

Para que exista um controlo maior para estas situações, o método clipping ajuda a monitorizar todas as notícias e menções feitas sobre a empresa. A resposta imediata é uma ação igualmente importante para este processo, pois acaba por demonstrar que existem estratégias em crises de comunicação, ou seja, a existência de transparência e comunicação é fundamental, posicionando a sua estratégia e valores. A prontificação em colaborar com os jornalistas torna-se também um aspeto muito fulcral na resolução destas situações. Os jornalistas são o meio difusor das informações e ao colaborar vivamente com os mesmos facilitará o processo de recuperação da reputação.

A necessidade de educação digital torna-se, cada vez mais, uma necessidade para a sociedade atual como forma para diminuir a propagação de fake news. A educação digital capacitará as pessoas a selecionarem as informações verídicas das informações falsas, aumentando assim as habilidades de verificação de facto e, desenvolvendo o seu pensamento crítico.

4 Dicas para Combater as Fake News

O teu papel é importante para que a difusão das fake news seja eliminada. Existem quatro dicas que facilitam esse trabalho. 

 

– Verifica sempre a fonte da notícia antes de compartilhá-la; 

– Pesquisa para além do título: lê a notícia completa antes tirar conclusões, pois muitas vezes, os títulos são sensacionalistas para distorcer a verdade; 

– Verifica a data; – Considera o contexto, pesquisa sobre o assunto noutras fontes para possuir uma compreensão mais abrangente; 

– Fica atento a erros gramaticais e ortografia, este tipo de notícias muitas das vezes contém erros.

 

 Sê responsável a compartilhar uma notícia ou informação. Certifica-te que estás a contribuir para a difusão de informações verídicas.

Exemplo de Fake News que Circulou na Internet

Para exemplificar melhor este fenómeno apresentamos uma das Fake News:

O que se encontra em causa nesta Fake News?

Para contextualizar melhor a situação, o tema desta Fake news apresentada refere-se ao desastre do submersível Titan, que implodiu durante uma viagem a caminho do local dos destroços do navio Titanic que se afundou no Oceano Atlântico em 1912 perto da Costa de Terra Nova, Canadá. Este desastre envolveu a morte dos 5 tripulantes que estavam no submersível.

Em várias publicações reveladas nas redes sociais circularam supostas imagens dos destroços do submersível Titan, além do que parece ser uma bóia salva-vidas e sapatos das vítimas.

A publicação é destacada pelas suas imagens alegarem estar associadas ao acontecimento, quando na realidade não era a verdade.

Através de várias análises realizadas, as imagens partilhadas, no que respeitava aos sapatos das alegadas vítimas, era uma fotografia captada em 2004, por cientistas da Universidade de Rhode Island e da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos da América, onde explicaram serem sapatos de uma das supostas vítimas do desastre do Titanic.

 

A nível da imagem da bóia salva-vidas, a mesma foi captada em 2018 e mostra destroços de um avião que se despenhou no Mar Java, ao largo da Indonésia.

As duas imagens dos destroços não são reais, e a divulgação das mesmas tornou-se massiva.

Rita Ferreira

Estágio Curricular em Comunicação e Jornalismo