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O papel das Redes Sociais no Marketing de Conteúdo

Alguma vez te perguntaste o porquê das marcas e empresas apostarem tanto nas redes sociais para divulgarem o seu trabalho? A resposta é simples! As redes sociais são o megafone que amplifica as mensagens e coloca os conteúdos em contacto direto com o público. É só preciso aprender a usá-las com sabedoria e criatividade!

Neste artigo, vamos explorar a importância das redes sociais no marketing de conteúdo e os benefícios da sua utilização. 

Do Boom da Internet às Redes Sociais: Uma jornada de inovação

Com a ascensão da era da internet, as plataformas de social media, em especial das redes sociais, tornaram-se cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas, chegando ao ponto de serem fundamentais no processo de partilha de informação entre indivíduos. 

Como consequência das grandes mudanças que se deram no paradigma da comunicação e na partilha de informação digital, deu-se uma revolução na forma como as empresas pensam e conduzem as suas estratégias, levando ao surgimento de novas práticas de marketing. Uma das práticas mais relevantes foi o social media marketing, que tem como objetivo procurar envolver os consumidores nas plataformas sociais, através de estratégias relevantes e que produzam um impacto na audiência. 

O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo caracteriza-se pela criação e a distribuição de conteúdos relevantes e apelativos, de forma consistente, com o objetivo de atrair e reter um público alvo e, consequentemente, aumentar a sua perceção da marca ou empresa. 

 

O conteúdo digital desenvolvido no âmbito deste processo pode apresentar diversos formatos, nomeadamente blogs, artigos, vídeos, publicações nas redes sociais, ebooks, podcasts, notícias, microsites, e até mesmo conferências virtuais.

 

Queres aprender a criar e distribuir conteúdo valioso para a tua audiência? Então temos aqui o artigo perfeito para ti! (Marketing de Conteúdo: como criar e distribuir conteúdo valioso para a tua audiência – LCPA)

O papel das Redes Sociais no Marketing de Conteúdo

As redes sociais vieram permitir um consumo de informação muito superior àquele que era anteriormente possível. No Marketing de Conteúdo apresentam um papel fundamental, uma vez que, reforçam a estratégia e amplificam os seus resultados, exercendo um grande impacto no modo como as empresas operam, comunicam e servem os seus consumidores e clientes.   


De entre os benefícios da utilização das Redes Sociais no Marketing de Conteúdo, podemos destacar:

A partilha da visão e cultura de uma empresa ou marca

Por serem plataformas tão interativas, apresentam uma das melhores formas de passar conhecimentos acerca dos princípios da empresa.

O alcance das marcas e empresas nas redes sociais

Representa uma métrica importante para as mesmas, uma vez que, a quantidade de pessoas que veem o conteúdo é um indicador importante da eficácia das suas estratégias. As redes sociais apresentam uma mais valia na ampliação deste alcance, uma vez que permite a chegada dos conteúdos ao público certo. 

Aprende aqui como podes usar as redes sociais para alavancar as tuas vendas! (Como podes usar as redes sociais para alavancar as tuas vendas – LCPA)

A segmentação do público

Os algoritmos são responsáveis pela organização e definição das publicações que ganham destaque. Esta segmentação permite que o teu conteúdo atinja o público-alvo mais provável interagir com o mesmo. 

A interação com os utilizadores das plataformas digitais

A criação de perfis nas redes sociais, é uma ótima forma de aproximar as marcas ou empresas com os seus clientes, de modo a poder compreender as necessidades dos mesmos. A partilha de conteúdos, neste contexto, fortalece o relacionamento com os consumidores de conteúdo, que passam a assumir o papel de parceiros ativos e difusores dos conteúdos.

Assim, podemos perceber que as redes sociais são uma ferramenta que te ajudarão a maximizar os resultados das tuas estratégias de marketing de conteúdo! Ao aproveitares todo o seu potencial de forma organizada, criativa e recorrente, podes alcançar um público mais vasto e impulsionar o crescimento do teu negócio.

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Catarina Gabriel

Estagiária em Ciências da Comunicação