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Conquista o teu público através do Copywriting

Queres que a tua marca seja vista e ouvida? Então precisas do copywriting! Mais do que palavras bonitas, o copywriting é uma ferramenta importante para venderes os teus produtos, construíres uma comunidade envolvida, criares conteúdo que prenda a atenção e que te destaque da concorrência.


Com o copywriting certo, podes transformar a tua comunicação e alcançar os teus objetivos. Queres saber como dar um up na tua presença online? Continua a ler o artigo e descobre os segredos do copywriting!

O que é o copywriting?

O copywriting é uma técnica comum no marketing digital, que tem como principal objetivo persuadir os consumidores a realizar uma ação específica, através da implementação de estratégias de marketing e de psicologia da comunicação.

Enquanto copywriter, deves procurar criar textos claros que aproximem a tua empresa do público-alvo, despertando o seu interesse e orientando-o em direção aos objetivos definidos pela mesma.

Quais são as características de um bom copywriting?

O copywriting caracteriza-se por vários aspetos, desde a qualidade da escrita que utilizas até à capacidade de atingir o teu público-alvo e gerar resultados.
Para ajudares a tua empresa a alcançar os objetivos, é importante que tenhas algumas características em conta ao desenvolver a tua estratégia de copywriting:

Sê claro

O mundo digital está marcado por utilizadores pouco recetivos a várias informações em simultâneo e com pouco tempo de atenção. Ao utilizares uma linguagem simples e direta, com frases curtas e parágrafos que facilitem a leitura, a compreensão é mais eficaz.

Uma empresa que adota este estilo de comunicação no seu website é a Apple, que utiliza frases curtas (muitas vezes apenas uma palavra) para promover os seus produtos, com imagens que as complementam.

Sê persuasivo

O copywriting deve ser persuasivo porque um dos seus objetivos principais é levar o público a realizar uma ação, seja ela comprar um produto, requisitar um serviço ou simplesmente ler mais sobre um determinado tema. Esta ação pode ser conseguida, por exemplo, através do storytelling. Desta forma, és capaz de converter utilizadores em clientes e, posteriormente, influenciar o seu comportamento enquanto consumidor.

Sê relevante

Outro dos objetivos do copywriting é conectar pessoas aos seus interesses em comum. Se o conteúdo da tua empresa não for relevante para o teu público-alvo, este não terá interesse em consumi-lo, o que pode levar a um baixo engagement e até mesmo perda e dificuldade em atrair novos seguidores.

Tem em conta o SEO

É importante perceberes que SEO e copywriting são complementares quando se trata de marketing digital. Enquanto o SEO otimiza o conteúdo para mecanismos de pesquisa, o copywriting foca-se em criar textos atraentes para o público. Quando utilizadas em conjunto, estas duas estratégias são extremamente eficazes para aumentar a tua visibilidade e o teu engagement, de forma a alcançares os objetivos da tua marca.

Call to Action

O teu texto deve incluir uma Call to Action (ou CTA): uma frase ou botão de interação que leva o utilizador a realizar uma ação específica.
Nas redes sociais, onde a atenção do público e a concorrência por engagement é intensa, a CTA assume um papel ainda mais relevante.
Ao implementar CTAs eficazes na tua estratégia de comunicação, estás a direcionar o teu público (para landing pages, por exemplo) e a impulsionar o engagement, o que aumenta as tuas chances para alcançar objetivos.

Como é que podes alcançar os teus objetivos através do copywriting?

Ao empregar as diferentes técnicas dentro do copywriting, este torna-se um poderoso aliado. A implementação de estratégias de copywriting adequadas e eficazes faz com que aumentes o reconhecimento da tua marca, geres leads, mantenhas a fidelidade dos teus clientes, impulsiones as vendas, eleves a visibilidade da tua marca e reduzas os custos associados a outras formas de publicidade.

Adotar uma abordagem centrada no público-alvo e na intenção comunicacional específica é crucial para que alcances os teus objetivos, sejam eles: aumentar a visibilidade da tua marca ou impulsionar as tuas vendas. Através de uma comunicação clara, persuasiva e relevante, o copywriting tem o poder de transformar utilizadores em clientes.

Quando combinado com técnicas de SEO e a implementação de Calls to Action eficazes, o copywriting destaca-se como uma ferramenta crucial que podes utilizar para fomentar o sucesso no mundo digital.


Investe em estratégias de copywriting adequadas e eficazes: pode ser a chave para o crescimento sustentável da tua marca e a sua vantagem competitiva no mercado atual.
O copywriting tem o poder de dar voz à tua marca e conquistar novos clientes!

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Catarina Cavaco

Estagiária em Ciências da Comunicação