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Se não estás a medir as tuas métricas no Instagram, então estás a fazer tudo errado

No mundo acelerado das redes sociais, o sucesso não é apenas uma questão de publicar conteúdo e esperar que as coisas aconteçam. Para alcançar resultados significativos e construir uma presença sólida online, é crucial entender e monitorizar constantemente as métricas que impulsionam o desempenho da tua conta.

No Instagram, uma plataforma onde a concorrência é bastante e as tendências mudam rapidamente, ignorar a análise de métricas pode ser fatal para o sucesso da tua estratégia de marketing.

Hoje vamos explorar a importância de medir as métricas no Instagram e quais deves acompanhar de perto para obter insights valiosos sobre o desempenho da tua conta.

Por que medir as métricas é crucial?

Medir as métricas no Instagram não é apenas uma prática recomendada, é uma necessidade absoluta para qualquer marca que deseja crescer e prosperar na plataforma (que, na verdade, é o que todos queremos).

As métricas fornecem insights valiosos sobre o comportamento do teu público, o desempenho das tuas campanhas e o impacto das tuas estratégias de conteúdo.

Ao analisar regularmente as métricas, podes identificar o que está a resultar melhor, o que precisa de ser ajustado e onde estão as oportunidades de crescimento. Medir as métricas permite-te que tomes decisões informadas e otimizes a tua presença no Instagram para alcançar os teus objetivos.

Quais métricas deves medir e o que significa cada uma?

Para além das óbvias, que acredito que de uma maneira ou de outra todos medem inconscientemente, ou seja, o número de seguidores, que indica a popularidade e o alcance da tua marca, e ainda, o número de publicações que ajuda a entender a consistência e frequência do conteúdo, existem outras tanto ou mais importantes de analisar.

Impressões

Indica o número total de vezes que as tuas publicações foram exibidas. Reflete a visibilidade do teu conteúdo no feed dos utilizadores.

Alcance

É o número total de contas únicas que viram os teus posts. Indica o tamanho da tua potencial audiência.

Número de Interações

O total de gostos, comentários e partilhas que os teus posts receberam. Reflete o nível de engagement do teu público, ou seja, o grau de envolvimento que o utilizador tem com a tua rede.

Taxa de Interação

Reflete a percentagem de interações relativamente ao número total de impressões. Mede o envolvimento médio por cada conteúdo que publiques.

Taxa de Interação da Página

Mede a percentagem de pessoas que interagiram com o teu conteúdo em comparação com o número total de vezes que o mesmo foi visto.

Taxa de Viralidade

É a percentagem de partilhas relativamente ao número total de impressões. Indica o potencial do teu conteúdo se tornar viral.

O que podes fazer a teu favor?

Para que as tuas métricas apresentem resultados sempre positivos, há alguns aspetos que tens de ter em conta.

Os stories existem e são para ser usados! Comunica com o teu público, faz perguntas, abre espaço para que este também te faça questões, envolve-os de tal maneira que sempre que publicares algo queiram interagir. Existem reações que podes colocar nos teus stories.Utiliza-as da melhor maneira, pois todos estes aspetos irão ajudar-te a aumentar o teu número de interações.
Não te esqueças de incluir um call to action nos copys dos conteúdos, por exemplo “comenta aqui o achas” ou “partilha com quem achas que se vai identificar”, mas, acima de tudo, cria conteúdo de qualidade. No fim do dia é este conteúdo que vai prender os teus seguidores a permanecerem fiéis à tua página.

Um ponto muito importante – sabemos que é comum pedir à mãe, ao namorado/a ou aos amigos para seguirem a tua página e está tudo certo com isso, mas nós queremos seguidores que se possam tornar em potenciais clientes, seguidores fiéis e defensores da marca. Não te esqueças para quem é que queres falar, quais os teus objetivos de comunicação e quem é realmente o teu público-alvo. Por isso, garante a qualidade no teu conteúdo, e os seguidores mais valiosos irão surgir.


Começa a acompanhar as tuas métricas hoje e colhe os frutos de uma estratégia de redes sociais mais eficaz e direcionada!

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Eva Sanches

Social Media Manager | Copywriter