O que é Branding?

Nos dias de hoje existe cada vez mais palavreado relacionado ao marketing, especialmente no digital, e branding é um conceito que pode ser um pouco vago e rapidamente tornar-se confuso, mas não se preocupe neste artigo vamos tentar dar uma resposta clara a o que afinal será branding.


Branding básicamente consiste em estratégias utilizadas para desenvolver uma imagem de marca para um produto, serviço ou empresa. Estas estratégias ajudam a criar uma imagem consistente para que o cliente consiga ter uma ideia daquilo que o produto significa e quais as suas vantagens comparativamente com outros semelhantes, isto ajuda a reter clientes leais pois eles vêm que o produto é consistente de acordo com as promessas dadas pela marca.

 

 Como é que posso fazer um Branding?

 
Bem, empresas como a LCPA usam vários meios diferentes com os quais organizar uma imagem de marca, como por exemplo:
  •  Definição de marca
  • Identidade da marca
  • Publicidade e comunicação
  • Parcerias
  • Design de produto ou do packaging
  • Experiencia de loja (online ou offline)
  • E muitas mais coisas
 
 

Porque é que Branding é importante?

 
Uma marca bem feita pode ter um grande impacto no seu produto/empresa/serviço dando uma enorme vantagem competitiva contra empresas semelhantes e ajudando a obter e reter clientes a um preço reduzido. No caso de eCommerce’s onde novas empresas e niches de mercado estão a aparecer todos os dias, um Branding bem feito é crucial para adquirir clientes e gerar lucro.


Independentemente se está ou não a investir tempo e dinheiro em criar a sua imagem de marca, a sua empresa tem na mesma uma imagem existente e essa imagem pode não ser a maneira como quer que a empresa seja vista. Fazendo um bom Branding consegue ter a oportunidade de criar as espectativas do seu cliente e salientar um laço mais profundo do que só a relação de compra/venda.


Um Branding requer muita estratégia enquanto Marketing requer tática, quando souber mais claramente os seus objetivos e a promesa da sua marca, consegue criar um plano de Marketing mais preparado para atingir esses objetivos.