Nos dias de hoje existe cada vez mais palavreado relacionado ao marketing, especialmente no digital, e branding é um conceito que pode ser um pouco vago e rapidamente tornar-se confuso, mas não se preocupe neste artigo vamos tentar dar uma resposta clara a o que afinal será branding.
Branding básicamente consiste em estratégias utilizadas para desenvolver uma imagem de marca para um produto, serviço ou empresa. Estas estratégias ajudam a criar uma imagem consistente para que o cliente consiga ter uma ideia daquilo que o produto significa e quais as suas vantagens comparativamente com outros semelhantes, isto ajuda a reter clientes leais pois eles vêm que o produto é consistente de acordo com as promessas dadas pela marca.
Independentemente se está ou não a investir tempo e dinheiro em criar a sua imagem de marca, a sua empresa tem na mesma uma imagem existente e essa imagem pode não ser a maneira como quer que a empresa seja vista. Fazendo um bom Branding consegue ter a oportunidade de criar as espectativas do seu cliente e salientar um laço mais profundo do que só a relação de compra/venda.
Um Branding requer muita estratégia enquanto Marketing requer tática, quando souber mais claramente os seus objetivos e a promesa da sua marca, consegue criar um plano de Marketing mais preparado para atingir esses objetivos.