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Marketing de Guerrilha - 7 dicas para uma estratégia eficiente

O ser humano sempre procurou reinventar-se e encontrar formas criativas para surpreender os demais. No marketing isso não é exceção, sobretudo porque o consumidor está cada vez mais sensível à forma como as marcas comunicam, devido ao excesso de informação. Surgiu então o conceito de marketing de guerrilha.

O que é o Marketing de Guerrilha?

O Marketing de Guerrilha é uma estratégia em que a criatividade é o foco principal e tem como objetivo publicitar um produto, um serviço ou uma marca de forma pouco convencional. Esta estratégia pode, por vezes, ser mais agressiva pelo impacto que causa, daí o nome marketing de guerrilha.

Este conceito foi criado por um publicitário americano – Jay Conrad Levinson, no final dos anos 70, inspirado na guerra do Vietnam. Na altura, o Vietnam, mesmo com um poder de armamento bastante menor que o do inimigo, conseguiu usar táticas de guerrilha e superar os seus adversários.
Assim, o objetivo principal desta estratégia é aumentar o impacto da ação desenvolvida, sobre o público com um investimento reduzido.

Porque deves investir em Marketing de Guerrilha?

A promessa do Marketing de Guerrilha é fazer mais com menos e, por este motivo, acaba por ser um investimento a ter em consideração por parte das empresas, durante a estruturação das suas estratégias.

A necessidade de quebrar a quantidade de publicidade e anúncios que o consumidor está sujeito, diariamente, foi o principal veículo para desenhar esta estratégia. Sendo que, o objetivo do marketing de guerrilha e do marketing tradicional é o mesmo – atrair a atenção das pessoas para um produto, serviço, ideia ou marca.

A diferença prende-se na forma como esta publicidade é realizada e qual o impacto real no consumidor. O objetivo final é ser tão impactante, que o consumidor não vai conseguir ignorar esta ação de marketing.

7 dicas para uma estratégia de Marketing de Guerrilha eficiente

Agora que já são percetíveis as vantagens de investir nesta estratégia, é necessário perceber de que forma é que a mesma deve ser estruturada. Isto porque, por ser uma estratégia de grande impacto, tanto pode correr bastante bem, como gerar resultados muito aquém do expectável.

Para que isto não aconteça, deixamos 7 dicas que vão ajudar a criar uma estratégia de marketing de guerrilha eficiente.

1 . Conhece os teus clientes como te conheces a ti

Tal como em todas as outras faces do negócio, é necessário conhecer muito bem o público para o qual comunicamos e qual é que pretendemos que seja impactar com esta ação. Caso este não esteja bem definido ou alinhado para os objetivos da ação, esta pode fracassar.

A definição de personas é uma boa forma de perceber para quem queremos comunicar, por isso, devem ser tidas em conta neste processo.

2. Mantém-te fiel às tuas origens

Não existe uma fórmula correta ou fechada para realizar uma estratégia de marketing de guerrilha, no entanto, é importante que esta esteja alinhada com aquilo que são os princípios empresariais da organização. Ou seja, se a marca é descontraída e leve, deves desenvolver a estratégia dentro desta linha.

3. Considera os teus parceiros

O Co-Marketing, definido como a união de duas empresas para criar ou promover um produto, serviço, ideia ou marca, pode ser uma boa forma de aumentar o valor da ação. Isto porque, a criação de parcerias permite, não só, atingir mais pessoas, como reduzir os custos da campanha e aumentar o reconhecimento das marcas em questão.

Um bom exemplo disto, é o da Microsoft que, para anunciar o seu novo surface, estabeleceu uma parceria com uma marca de lavagem de carros, para grafitar na sua parede o novo produto.

Até aqui parece ter pouco impacto, mas o truque da Microsoft estava na localização da loja parceira, que ficava perto de uma das lojas da sua maior concorrente, a Apple.
E foi aqui que a “guerra” começou. Não havia forma de evitar aquela grande parede com os novos surfaces grafitados.

4. Originalidade, sempre

Embora a máxima seja criar um grande impacto com pouco investimento, é necessário perceber que a originalidade é o melhor aliado desta estratégia. A melhor forma de perceber como é que podes fazer algo original e que faça sentido para os teus objetivos, é olhar para o que já foi feito e absorver todas as ideias que, por vezes, podem parecer não fazer sentido, mas bem estruturadas podem gerar um enorme impacto. Mas atenção! Não caias na tentação de imitar, porque isso pode gerar o efeito oposto. Em vez de ganhares notorieadade positiva, podes ficar associado à falta de originalidade.

5. Investe na execução

A fase de execução é sempre a mais crítica e é nesta que a maioria das campanhas de marketing falha. Por isso, depois de pensares de que forma queres impactar o teu público, deves estabelecer detalhadamente os passos a dar para que a campanha seja bem executada.

6. Provoca emoções, mas as certas

Por esta ser uma estratégia de grande impacto, é necessário perceber que emoções queremos provocar no nosso público.

As campanhas podem ser de cariz mais sério, quando o assunto assim o pede, ou mais leve, por exemplo, para publicitar um produto. Ou seja, as emoções têm de estar adaptadas ao contexto.

7. Olha aos resultados

Embora estas campanhas sejam normalmente realizadas fora do digital, existe sempre forma de a tornar digital, sendo que a partilha de vídeos da ação a decorrer é uma das soluções mais eficazes, porque habitualmente este é um conteúdo que viraliza e é aqui que é possível medir os resultados da mesma.

Existem diversas plataformas para monitorizar as redes sociais, permitindo analisar diversas métricas e assim intuir sobre o impacto e as repercussões da campanha. A plataforma Swonkie é uma das ferramentas indicadas para este fim. Para disparar as métricas no digital, o boca-a-boca tem imenso poder, potenciando o impacto da ação.

Se tens algumas dúvidas sobre quais as métricas mais importantes no digital para analisares a eficácia de uma campanha, recomendamos a leitura do nosso artigo KPIs: Indicadores-chave de desempenho para marketing digital

Exemplos de ações de Marketing de Guerrilha de sucesso

Para terminar, deixo alguns exemplos de ações de marketing de guerrilha que viralizaram, permitiram aumentar a notoriedade da marca e certamente nunca serão esquecidas pelos públicos impactados.

 

Coca-Cola

A Coca-Cola é uma das marcas que mais investe em Marketing de guerrilha e este é um dos seus exemplos de sucesso. A marca instalou uma máquina de refrigerantes numa universidade e conseguiu passar a sua mensagem de felicidade através da mesma.

 

HBO

Para promover a série The Sopranos, a HBO colocou braços falsos a sair dos porta-bagagens de diversos táxis em Nova York. Quando as pessoas começavam a pensar que poderiam ser cadáveres, viam no para-choques um autocolante da série.

 

IWC

A IWC usou o marketing de ambiente, uma das vertentes do marketing de guerrilha e colocou nas pegas dos autocarros uma imagem dos seus relógios. Quando o consumidor colocava a mão na pega, o relógio envolvia o seu pulso, demonstrando de que forma é que o produto ficava no pulso, passando de maneira eficiente a mensagem pretendida.

 

Zoológico de Copenhaga

Para publicitar o Zoológico de Copenhaga, este decidiu envolver autocarros com a imagem de uma cobra como se tivesse a esmagar o mesmo.

 

Existem muitos mais exemplos de imenso sucesso que valem a pena serem vistos.
O Marketing de Guerrilha faz cada vez mais sentido para destacar a nossa marca e para marcar de forma permanente a mente do consumidor.

Lara Escudeiro

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